Atividades ocorrem no campus do IFSul, no bairro Universitário e são gratuitas

Com palestras e rodas de conversa sobre diversos assuntos, ocorre entre os dias 12 e 16 a II Semana dos Núcleos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires. Entre os temas deste ano estão: meio ambiente, diversidade, racialidade, inclusão social e saúde.

Segundo o diretor do campus, Cristian Oliveira da Conceição, a semana de atividades tem como objetivo promover interação e conversas com alunos, professores e comunidade externa. “É uma garantia de espaços para discussões”, ressalta.

LEIA MAIS: Reunião na sexta-feira definirá futuro do IFSul

Os núcleos são grupos de trabalhos formados por técnicos, docentes, estudantes e representantes da comunidade, que auxiliam a administração do instituto e realizam atividades extracurriculares durante o ano. O IFSul conta com cinco núcleos que, durante a semana, se unem para a realização do evento.

Novidades

Neste ano, o diferencial é a abertura dos cursos de extensão de Libras e Inclusão: diálogos escolares, na segunda-feira, 12, pela noite. Ambos são de módulo I e terão cinco encontros. O curso de Libras já está com vagas esgotadas, mas é possível realizar inscrição para a lista de espera. Já o curso Inclusão: diálogos escolares está com as últimas vagas disponíveis.

Conforme a coordenadora do curso de Libras, Janete Muller, os dois cursos abordam os assuntos de forma básica, mas a pretensão é dar continuidade com módulos avançados. “O curso de Libras teve muita procura, até pedagogas se inscreveram, pois é um assunto muito importante hoje em dia”, ressalta.

LEIA MAIS: Estudantes de eletromecânica do IFSul criam scooters para deficientes físicos

Núcleos do IFSul  Venâncio Aires

Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne): responsável em desenvolver as ações de apoio aos estudantes e servidores que apresentem algum tipo de necessidade específica.

Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi): responsável por desenvolver ações referentes à temática das relações étnico-raciais.

Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (Nugai): responsável pela implementação e monitoramento do Sistema de Gestão Ambiental.

Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged): responsável por desenvolver as ações de promoção dos direitos da mulher e da livre orientação sexual, lutando contra a discriminação de gênero e a homofobia nos campus e na reitoria.

Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (Nupps): Responsável por desenvolver ações que promovam a saúde preventiva através de práticas integrativas.

Programação

Segunda-feira, 12 de agosto:
10h30min: Abertura Flor dos Núcleos; texto das máscaras: Como me tornei louco – Khalil Gibran – auditório
13h30min: Palestra ‘A Cosmologia Indígena Kaingang’, com Onorio de Moura, mestrando em Educação da Unisc – auditório
15h30min: Oficina: Dança para melhorar sua qualidade de vida – pátio central
19h: Abertura do curso de Libras; Inclusão: diálogos escolares; Mesa temática: sujeito, escola e família: processos inclusivos – auditório.

Terça-feira, 13:
13h30min: Sessão de cinema: documentário Albert Einstein – Talento, disciplina, organização. Afinal, o que é, para que serve e como se estuda?; Inteligência emocional.
14h30min: Roda de desabafo: alunos e professores: como cada um se sente em frente aos desafios do ‘estudar e ensinar’ – auditório

Quarta-feira, 14:
8h: Bate-papo sobre escolha profissional com 3º e 4º anos – sala de aula
8h: Bate-papo sobre consumo consciente e sustentabilidade – miniauditório
10h30min: Projeto Divas do SUS, com Eliane Turcatto- miniauditório
13h30min: Cotas raciais e o sujeito de direito da política – Gleidson Renato Martins Dias – miniauditório (somente para servidores)
19h30min: Apresentação do Grupo Vocal da ONG Alphorria – auditório
20h: Projeto Divas do SUS, com Eliane Turcatto – miniauditório
20h: O sentido do trabalho – Makely Ferreira Rodrigues e Sheryl Andreatta – auditório

Quinta-feira, 15:
8h45min: Ser terapeuta de si mesmo. Saúde e autoconhecimento, com Aquiles Gusson – auditório 12h: Palco aberto – auditório
13h30min: Etnia Huni Kuin – Aldeia Ni Yuxibu: relatos de vivências, com Charles Huber – auditório 15h30min: Bate-papo sobre escolha profissional com 3º e 4º anos – sala de aula
19h30min: Aula aberta sobre autismo – auditório

Sexta-feira, 16:
8h45min: Diversidade das aparências: o que há além? Sessão vídeos e papo aberto- auditório
13h30min: Oficina Dicas Ayurvédicas – preparação e uso de massalas (temperos e condimentos naturais) – sala de reuniões
14h: Limpeza do campus – pátio central
15h30min: Encerramento teatro e bate-papo – auditório

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome