Estudantes de diversas escolas da região participam da feira, no campus do IFSul (Foto: Reverberando/divulgação)

Se você é estudante ou professor e tem um projeto cultural, científico ou tecnológico, não perca o prazo. Até 15 de setembro, ocorrem as inscrições para a VI Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci). O evento, promovido pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Venâncio Aires, ocorre nos dias 27, 28 e 29, no campus da instituição.

“A ideia é dar destaque a diferentes projetos desenvolvidos pelas escolas no ensino fundamental, médio e profissionalizante”, destaca o professor Itamar Hammes, um dos responsáveis pela organização da mostra. De acordo com ele, já se percebe a mobilização de muitas instituições, que se preparam para participar da feira.

A exemplo do ano passado, projetos de ensino médio, técnico e superior serão apresentados em salas de aula, em grupos organizados de acordo com os eixos temáticos. Segundo Hammes, a medida tem o objetivo de reduzir custos com a estrutura de estandes – que eram utilizados nas primeiras edições da mostra.

Além disso, segundo o professor, com as apresentações nas salas, é possível promover um debate entre os participantes e obter retorno dos avaliadores. “No ano passado, funcionou muito bem. As salas de aula estavam cheias de estudantes para assistir às apresentações.”

Programação

Paralelamente à apresentação dos trabalhos, vão ocorrer palestras, oficinas e atividades culturais. Além de estudantes que exporem seus projetos, demais alunos e pessoas da comunidade podem participar da programação. “Um dos temas que vamos discutir fortemente, durante a Movaci, é a reforma do ensino médio e o ensino médio integrado, que é uma proposta dos Institutos Federais (IFs)”, adianta Hammes.

Entre as novidades deste ano estão a presença de um planetário itinerante, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e a realização de desafios de lógica, matemática e tecnologia. Participantes da mostra, assim como visitantes, serão convidados a desvendar enigmas matemáticos, participar de desafios de videogame, competições de karaokê e corridas de robôs, entre outras atividades.

A programação oficial ainda está sendo construída, mas Hammes adianta que será um evento recheado de arte, música e espaços culturais. Para ele, a Movaci tem papel fundamental para o IFSul e as escolas da região. “Nesses momentos percebemos, de fato, o protagonismo dos estudantes.”

Inscrição

– A inscrição de projetos ocorre pelo site www.movaci.com.br, entre os dias 21 de agosto e 15 de setembro. No endereço, também está disponível o regulamento da mostra;

– Cada trabalho deve ter orientador e até três estudantes envolvidos em atividade de pesquisa ou extensão;

– A inscrição inclui o envio de um resumo de 500 a dois mil caracteres, com apresentação do tema, objetivos, metodologia e resultados/resultados esperados;

– Os projetos que forem melhor avaliados na Movaci poderão ser selecionados para outras mostras, incluindo a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, e a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome