Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateAlunos dão uma pausa nos estudos para curtir as férias de inverno
Alunos dão uma pausa nos estudos para curtir as férias de inverno

O momento de descansar do primeiro semestre letivo está próximo para estudantes e professor das redes de ensino em Venâncio Aires. As chamadas férias de inverno ocorrem tradicionalmente no mês de julho e a volta no início de agosto.

No ensino superior, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com câmpus em Venâncio Aires começou o período de recesso dia 1º de julho. Para aqueles que estavam em exame, a parada começou ontem. Os cerca de 400 acadêmicos retornam para o segundo semestre dia 4 de agosto.

Segundo a coordenadora da Unisc no município, Andréia Haas, neste período haverá uma disciplina de dois créditos de 30 horas para graduandos do Direito, tarde e noite, entre os dias 16 e 21 de julho. Na unidade também está em andamento a 1ª fase para pedidos de transferências e reingressos e a 2ª fase vai até o dia 14 deste mês.

Em Lajeado, a Univates terá o término do primeiro semestre letivo dos cursos de graduação, sequencial e técnicos dia 18, próxima sexta-feira. As aulas reiniciam em 2 de agosto e encerram em 20 de dezembro para os quase 13 mil alunos.

Ainda no ensino superior, o polo de apoio presencial da Uninter em Venâncio Aires não terá parada de férias. Na unidade, como o sistema funciona por módulos nos cursos, o recesso entre semestres não se aplica.

E o câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense do município segue com aulas até amanhã para os 600 estudantes dos cursos técnicos. Para os professores do IFSul, nos dias 29 e 30 haverá formação específica e o primeiro dia do segundo semestre é 4 de agosto.

Demais redes

Nas escolas estaduais, municipais e privada de Venâncio Aires o calendário é semelhante para as férias de inverno. Serão 16 dias de descanso para estudantes do Colégio Gaspar Silveira Martins, três mil alunos da rede municipal do ensino fundamental e para crianças e jovens das 29 escolas da rede estadual, entre 19 de julho e 3 de agosto. As escolas infantis mantém o atendimento, sem recesso.

No Colégio Bom Jesus/Aparecida o retorno acontece dia 5 do próximo mês para alunos e os professores voltam um dia antes, 4 de agosto. Já na escola Professor José de Oliveira Castilhos, a parada será menor. O último dia de aula é em 24 deste mês e o primeiro dia de aula em 4 de agosto. No Oliveira, conforme a direção, nestes dez dias de recesso o a atendimento ao projeto de turno integral continua em atividade, para as crianças de três até dez anos de idade.

Dias de parada

25/06 a 05/08 – Cursos EaD Unisc01/07 a 03/08 – Graduação Unisc12/07 a 03/08 – IFSul Venâncio Aires19/07 a 01/08 – Univates19/07 a 03/08 – Colégio Gaspar Silveira Martins19/07 a 04/08 – Colégio Bom Jesus19/07 a 03/08 – Rede Municipal19/07 a 03/08 – Rede Estadual25/07 a 03/08 – Colégio Oliveira Castilhos