Sophia e Bernardo apresentaram projeto sobre dinossauros, com a professora Losangela (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Estudantes de pré-escola de 21 instituições de ensino compartilharam conhecimento, no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Cidade Nova, na tarde de sexta-feira, 16. O local sediou a etapa da Educação Infantil da IX Mostra Municipal de Trabalhos Escolares de Venâncio Aires, promovida pela Secretaria de Educação.

Nos estandes montados quadra esportiva, alunos se dividiam entre as brincadeiras, a curiosidade para conhecer os outros trabalhos e a explicação compenetrada do seu próprio projeto. Sophia Müller, 6 anos, e Bernardo Pyetro da Silva Schabarum, 5 anos, apresentaram o trabalho ‘No tempo dos dinossauros’, da turma do pré A e B da Emef Otto Gustavo Daniel Brands, com a orientação da professora Losangela Treib.

Mais do que os diversos dinossauros de brinquedo que faziam parte do estante, o que mais chamou a atenção foi o conhecimento das crianças sobre o assunto e a forma como conseguiam se expressar. Tudo isso, fruto de um trabalho que envolveu desde pesquisas na internet e atividades com as famílias até trabalhos de pintura, confecção de objetos com sucata e aprendizado dos números a partir dos animais. “O dinossauro tem três dedos na mão e no pé, e nós temos cinco”, comparou Sophia.

Mostra começou à tarde e se estendeu até o início da noite, para que famílias pudessem prestigiar as apresentações (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Em poucos minutos, ela e o colega Bernardo também ensinaram que existiam vários tipos de dinossauros, que eles se alimentavam de folhas de árvores e foram extintos com a queda de um meteoro e explosão de vulcões. “No Brasil, não existem vulcões, então não precisamos ficar com medo”, esclareceu Bernardo.

Depois de toda a explicação, a dupla ficou eufórica ao saber que apareceria no jornal. “Minha mãe vai receber o jornal e, quando olhar, vai ficar orgulhosa”, comemorou Sophia.

SOBRE A MOSTRA

A IX Mostra Municipal de Trabalhos Escolares de Venâncio Aires continua, na quinta e na sexta-feira, 22 e 23, durante a Feira do Livro, no Parque Municipal do Chimarrão, com a exposição dos trabalhos do Ensino Fundamental.

Esta foi a primeira vez que a mostra da Educação Infantil ocorreu de forma separada, em apenas um dia. A mudança atendeu a um pedido das escolas, já que o outro formato era cansativo para os pequenos estudantes.

Todos os alunos da Educação Infantil que apresentaram trabalhos receberão medalhas e certificados. Além disso, dois projetos serão selecionados para a Mostratec, que ocorre em Novo Hamburgo.

A cerimônia de premiação ocorre na sexta-feira, 23, na Feira do Livro.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome