Competição de robótica foi atração na mostra de 2018 (Foto: Arquivo FM)

A 8ª edição da Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) promovida pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) tem a possibilidade de ser realizada ainda em 2019. Mas, para isso se confirmar, será necessária agilidade nos repasses financeiros para equilibrar as contas do instituto.

Na prática, o IFSul precisa receber, nas próximas semanas, até 90% do total orçamentário. Considerando que até ontem, 29, o campus local recebeu 53% do previsto, os valores terão de ser bem maiores e recebidos em um curto período. “Isso numa perspectiva muito positiva e real de mudança, de que aconteça alguma reversão”, explicou o diretor, Cristian Oliveira da Conceição.

LEIA MAIS: Corte nos recursos gera incerteza sobre fim do ano letivo no IFSul

Ele disse ainda que mantém conversas com as pró-reitorias de Extensão, Pesquisa e Ensino para avaliar o andamento dos processos. “Se houver um indicativo positivo, teremos condições de fazer a Movaci entre o fim de outubro e início de novembro. Para setembro, não tem como.”

A Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação geralmente ocorre no nono mês do ano, com apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão, além de oficinas, palestras e atividades culturais.

LEIA MAIS: Estudantes de eletromecânica do IFSul criam scooters para deficientes físicos

FIM DO ANO

Em uma perspectiva já considerada ruim pelo campus local, a expectativa era receber 62,9% do orçamento anual. Isso porque o instituto tem previstos 37,1% a menos em recurso de custeio, após o anúncio de cortes de verbas do Governo Federal, em abril.

Com isso, o andamento normal do IFSul a partir de setembro está comprometido. Conforme o diretor, Cristian Oliveira da Conceição, devem ocorrer cortes nas visitas técnicas e não estão descartadas demissões de funcionários terceirizados, que atuam na recepção, como motorista, na limpeza e na manutenção. As bolsas foram cortadas ainda em maio.

LEIA MAIS: Gaspar e IFSul sobem no ranking do Enem

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome