Professora Jane Mazzarino Univates
Jane Mazzarino é uma das mil pessoas de todo mundo convidadas a palestrar no evento (Foto: Lucas George Wendt/AI Univates)

A professora doutora Jane Mazzarino, da Universidade do Vale do Taquari (Univates), será painelista do Circuito Urbano, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 2020, tem como tema ‘Cidades Pós-Covid-19: Diálogos entre Brasil e África Lusófona’.

Na quinta-feira, 8, a partir das 10h, ela abordará como as relações entre a arte e a natureza podem possibilitar o enfrentamento dos desafios das cidades em tempos de pandemia. O evento é promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com países africanos de língua oficial portuguesa.

Com o cruzamento entre os temas cidade e meio ambiente, sustentabilidade, ecologia profunda, ética e ativismo, arte e ecologia, o evento tem como objetivo abordar o papel cultural, social e político da arte engajada com questões de sustentabilidade nas cidades. A professora Jane estará ao lado de Andreia Oliveira e Helga Corrêa, docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento foi organizado pela pesquisadora Rosane Rosa, da UFSM.

Jane investiga, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, narrativas dos sujeitos sobre sua interação em ambientes naturais, construídas a partir da exploração das tecnologias sociais e de mídia, que valorizam as práticas experimentais, livres e criativas, em contato direto com a natureza. Um dos espaços de pesquisa dessas experiências são as hortas urbanas.

A docente e pesquisadora da Univates atua também no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), no curso de Jornalismo, e é uma das cerca de mil pessoas de todo o mundo convidadas a palestrar no evento, que terá 180 diferentes atividades ao longo do mês de outubro. Mais informações sobre o evento e detalhes sobre a transmissão, que acontece no YouTube, podem ser conferidas aqui.

LEIA MAIS

Confira a programação do teatro da Univates para outubro

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome