José Antônio, Marli e Grazieli comemoram as conquistas da Apae ao longo desses 40 anos de história (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Foi difícil para diretora administrativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires, Marli Frietto, segurar as lágrimas quando começou a falar sobre a história da entidade. Ligada à instituição há mais de 30 anos, ela iniciou sua trajetória como voluntária, depois ocupou o cargo de professora, secretaria e diretora. “É uma alegria muito grande poder estar aqui festejando os 40 anos dessa instituição. A Apae representa uma caminhada de vida, de luta e de sucesso. É uma grande conquista, não só nossa, mas de toda a comunidade, que em todos os momentos importantes colaborou com a entidade”, destaca.

O sentimento de Marli é compartilhado pela diretora pedagógica da Apae, Grazieli Cristina Winkelmann. “É muita alegria. Quatro décadas é uma grande trajetória. É uma história que envolve muito amor, carinho e dedicação pela causa para, assim, conseguir realizar o trabalho”, avalia. O presidente da entidade, José Antônio Marmitt, também reforça o compromisso da diretoria com a instituição e salienta que a comunidade é convidada para conhecer e acompanhar as ações realizadas pela Apae. “Sempre apostamos no investimento com aperfeiçoamento dos professores, porque isso reforça a qualidade do ensino e do atendimento”, observa.

De acordo com Grazieli, um dos principais focos da escola é estimular a independência e a autonomia dos alunos, por isso se estimula a inclusão deles na escola regular e com o mercado de trabalho. Os professores, que precisam ter especialização em Educação Especial, também têm apoio de uma equipe multidisciplinar formada por neurologista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, estimulador precoce e psicopedagoga.

Alunos, professores e funcionários participaram de um momento de confraternização nos turnos da manhã e da tarde (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

FESTEJOS

Nesta terça-feira, 19, data em que a Apae comemorou 40 anos, alunos, professores e funcionários participaram de um momento de confraternização, incluindo o ‘parabéns para você’, distribuição de merenda especial e apresentação de uma peça teatral. Ainda fez parte da programação realizada ontem a inauguração da galeria dos ex-presidentes da instituição.

Para finalizar os festejos alusivos à data, nesta sexta-feira, 22, ocorre uma palestra motivacional com Tiago Linck. O adolescente, natural de Três Passos, tem 12 anos e atualmente mora em Tiradentes do Sul. A explanação do jovem tem duração média de 50 minutos. A palestra é aberta à comunidade e gratuita.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome