Esse o terceiro evento internacional no qual Kelli, Fernanda e Kellen apresentarão o projeto (Foto: Arquivo pessoal)

A professora Fernanda Saldanha e as estudantes Kellen Hoffmann e Kelli Guterres embarcarão, novamente, para o Paraguai. Desta vez, o destino é Assunção, a capital do país. O credenciamento para participar da Feria Internacional de Ciencias y Tecnologías (CIENCAP) aconteceu depois que o trio descobriu que a feira para a qual se classificaram em Porto Rico não contempla a categoria [Ciências Sociais] na qual o projeto ‘O protagonismo feminino em histórias reais narradas para crianças em um audiolivro’ se enquadra.

“Fomos convidadas a participar mesmo assim, pois consideraram o projeto relevante, entretanto, a viagem teria um custo muito alto e não poderíamos concorrer às premiações e aos outros credenciamentos, que dão a possibilidade de seguir para outra feira, como vem acontecendo desde 2017”, explica Fernanda. A CIENCAP ocorre de 28 de setembro a 2 de outubro.

A professora ainda observa que em 2018 o projeto já havia sido apresentando no Paraguai, entretanto, a cidade de destino era Encarnación, no sul do país. A iniciativa que teve início em 2017, com a turma do 9º ano da Emef Alfredo Scherer e deu origem a dois audiolivro intitulados Elas por Elas, marcou a primeira apresentação internacional de um projeto escolar da Capital Nacional do Chimarrão.

MOBILIZAÇÃO

De acordo com a professora, para viabilizar a viagem até o Paraguai, ela e as estudantes estão planejando realizar algumas ações, como a venda de uma ação entre amigos. Além disso, quem tiver interesse também pode adquirir bottons com as personagens do primeiro audiolivro, ao valor de R$ 5 cada, e camisetas personalizadas do projeto. O contato pode ser feita pela página no Facebook ‘Elas por Elas: um audiolivro infantil. O valor arrecadado com essas atividades também são destinados à manutenção do projeto.

Conforme Fernanda, a Administração Municipal sinalizou a possibilidade de auxiliar com o pagamento das inscrições dela e das estudantes que representação Venâncio na feira, incluindo hospedagem e alimentação. Já os custos com o deslocamento para o Paraguai, a exemplo da viagem para o Peru, precisa ser custeado pela professora e pelas estudantes. Neste ano, o trio ainda tem como ação entregar cópias do segundo audiolivro [que conta a história de quatro mulheres venâncio-airenses] para as escolas municipais de ensino fundamental.

RELEMBRE O PROJETO 

A primeira edição do Elas por Elas produzido pelos estudantes da Emef Alfredo Scherer durante a realização do projeto ‘O protagonismo feminino em histórias reais narradas para crianças em um audiolivro’ contava as histórias da judia Anne Frank, da índia Caá-Yari, da catadora de papel Carolina Maria de Jesus, da pintora mexicana Frida Kahlo e da ativista paquistanesa Malala. A iniciativa já conquistou primeiro lugar na Mostratec Júnior, que ocorre em Novo Hamburgo, e já garantiu participação em feiras no Paraguai e no Peru.

INSPIRAÇÃO

  • O projeto desenvolvido pela professora e estudantes de Venâncio Aires também tem servido de inspiração para a criação de iniciativas semelhantes. Quando realizou o intercâmbio para o Canadá, no ano passado, Fernanda falou sobre a iniciativa para alguns colegas de profissão, que se interessaram pela ideia.
  • O professor de Educação Física, Fabrício Leomar, que atua na Escola Municipal de Tempo Integral Professor José Júlio da Ponte, de Fortaleza, no Ceará, foi uma dessas pessoas. Ele achou a ideia muito interessante e no fim do ano passado decidiu iniciar uma extensão do projeto venâncio-airense no Nordeste.
  • Segundo Fernanda, o objetivo do educador é contar histórias de mulheres esportistas do Ceará. Atletas da equipe de futsal feminino, treinadas por Leomar, serão responsáveis por executar ainda neste ano a iniciativa. “Queremos fazer reuniões on-line para trocarmos experiências. É muito legal ver esse projeto, que já foi apresentado em outros países, agora também inspirar ações concretas em outros lugares”, destaca a professora.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome