Projeto recolhe mais de 15 quilos de medicamentos em desuso

-

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Duarte de Macedo recolheram 15,89 quilos de medicamento em desuso, através projeto ‘Análise de descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no município de Venâncio Aires. O trabalho é realizado pelos alunos Emanuela Lopes da Silva, Maciel Chaves e Eduarda Kaufmann, do 9º ano, e coordenado pela professora de Matemática Tayná Luiza Henn. Desde abril, eles estão desenvolvendo ações na escola, visando conscientizar a comunidade sobre o descarte correto de medicamentos.

Depois de realizar a pesquisa e ir até algumas farmácias, o grupo começou a trabalhar com a escola sobre o descarte. Foram realizadas palestras e, em seguida, os integrantes do projeto produziram uma caixa coletora para remédios, que separa o líquido e sólido. Em parceria com o Posto de Saúde do bairro, que propõe uma tarefa mensal aos alunos, fizeram a gincana na escola. A turma que mais arrecadasse medicamentos para descarte, ganhava pontos na tabela das tarefas. “Nossos colegas de escola trouxeram muitos medicamentos que não podem mais ser usados. Com esse descarte certo, ajudamos a diminuir a poluição”, comenta a aluna Eduarda. “Os vizinhos que souberam da ação também ajudaram”, acrescenta Maciel.

A caixa de recolhimento permanece na escola, pois o trabalho é contínuo. Conforme a professora, os remédios foram descartados na Unimed de Venâncio Aires. Já as bulas e caixas foram deixadas no Posto de Saúde. “Algumas pessoas da comunidade usam as caixas e papel para reciclar, então em vez de jogar fora fizemos a ação de ajudar eles também”, destaca. Tayná ainda ressalta que os medicamentos contaminam a água, podendo mudar até o sexo de peixes, por conta do hormônios que os remédios possuem.


“Com esses 15,89 quilos descartados de maneira correta conseguimos evitar que mais 7 milhões de litros de água fossem contaminados, pois um quilo de medicamentos contamina 450 mil litros de água.”

TAYNÁ LUIZA HENN – Professora


LEI

Os alunos também estão pesquisando sobre os municípios que já contam com lei municipal para descarte de medicamentos. A professora comenta que em alguns locais é obrigatório que todas as farmácias possuem coletores. Em Venâncio Aires, não existe nenhuma lei na área, mas os alunos estão em busca de uma reunião com o prefeito para apresentar o trabalho.

Mostratec Júnior

O grupo ficou em 1º lugar na Mostra Municipal de Trabalhos Escolares na categoria Anos finais e, com isso, garantiu participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec Júnior), que acontece de 21 a 25 deste mês, em Novo Hamburgo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes