Projeto Sine na Escola estreia no Crescer

-

Na manhã desta terça-feira, 5, a Escola Estadual de Ensino Médio Crescer foi o primeiro educandário de Venâncio Aires a receber o projeto Sine na Escola. A atividade tem o intuito de aproximar os jovens estudantes com o mercado de trabalho, com dicas e orientações sobre a produção do currículo, como se portar em uma entrevista e as decisões para o futuro.

O coordenador da agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Venâncio Aires, Cristiano Kaufmann, iniciou o bate-papo entregando o folder ‘Manual do 1º emprego’ preparado pelo Sine e Administração Municipal que servirá de apoio aos jovens e suas famílias. A fala de Kaufmann se concentrou em tirar dúvidas dos alunos sobre o Sine, programas e projetos de incentivo como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Jovem Aprendiz e Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), e principalmente, sobre a vocação e com qual profissão os jovens se identificam, e querem seguir.

Kaufmann comentou a importância de ter pelo menos o Ensino Médio completo, um requisito exigido hoje pela maioria das empresas que contratam novos colaboradores. “Ajuda na concorrência e com certeza fará a diferença para vocês. É indispensável a leitura e boa interpretação.” Outro aspecto evidenciado pelo coordenador é a produção de um bom currículo. Ele deu dicas aos estudantes, já que o documento é a porta de entrada para uma vaga de emprego e precisa ser organizado.

Um assunto que também foi discutido com os alunos é a influência das redes sociais no momento de conseguir ou ser demitido de um emprego. Kaufmann enfatiza que as empresas buscam por informações do perfil que estão contratando nas redes sociais e os aplicativos acabam sendo uma extensão do setor de Recursos Humanos (RH). “Além de que muitas empresas também já estão usando as redes sociais para divulgar as vagas de emprego.”

Para o coordenador do Sine, este primeiro bate-papo foi especial. “Trabalhei mais de meio ano em cima deste projeto com pesquisas e a produção do material gráfico com a Prefeitura. Espero que este material que ficou com eles os ajude e também as famílias de cada um” Agora, as próximas datas e escolas que receberão o projeto ainda serão divulgadas. Interessados em receber a visita do coordenador do Sine, podem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (51) 2183-0742.

“Vocês poderão ter sucesso em qualquer área, basta gostar do que faz e se esforçar.”
CRISTIANO KAUFMANN
Coordenador do Sine de Venâncio Aires

Trabalhar metas e conhecimento

Uma das alunas que participou da atividade foi Ana Luíza Renz, 17 anos. A jovem que está no 3º ano do Ensino Médio comenta que o momento foi interessante e informativo, principalmente para saber fazer um currículo da forma mais correta. “Já fiz três entrevistas, então para as próximas já vou fazer modificações no meu currículo e cada vez mais, vou tomar cuidado com as redes sociais.” Ana tem o sonho de se formar em Pedagogia e Letras.

Aline Zeneida da Silva, 42 anos, foi uma das professoras que acompanhou o momento. Ela atua com o Ensino Fundamental nas disciplinas de Projeto de vida e Ensino Religioso e também, em todos os anos do Ensino Médio, focando no Mundo do Trabalho, Filosofia e Sociologia.

A professora afirma que já estavam trabalhando em sala de aula alguns pontos do mundo do trabalho, como as metas que cada um tem para si e a importância do estudo e conhecimento. “Sempre digo para eles que é importante sair da zona de conforto, ser diferente e mostrar aquele algo a mais, como o aperfeiçoamento com cursos.” Na parte prática, ela acredita que os alunos puderam tirar dúvidas como onde fazer documentos e como tê-los em dia.

Ana e Aline aproveitaram para tirar dúvidas e ficaram atentas às dicas.
  • O Sine de Venâncio Aires atende das 8h às 16h30min sem fechar ao meio-dia para intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro desemprego e cursos de qualificação. No local, também é feita a carteira de trabalho e a indicação é trazer consigo um celular com internet, pois o documento já é gerado de forma digital.
  • 53 foi o número de estudantes que participaram do Sine na Escola, no Crescer, das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Nesta terça, 5, à noite, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também tiveram a atividade.

Principais dicas de como se portar em uma entrevista

  1. Ser pontual
  2. Não mexer no celular
  3. Ter calma e tranquilidade
  4. Levantar quando o entrevistador chegar
  5. Buscar informações sobre a empresa
  6. Roupas adequadas e postura
  7. Responder a medida que forem fazendo perguntas

Dicas do que não pode faltar no currículo

  1. Formatação padrão
  2. Inserir informações pessoais e de contato
  3. Objetivo
  4. Formação acadêmica
  5. Histórico com experiências profissionais (no caso de ter muitas opções, colocar apenas as três últimas)
  6. Uma página de currículo é o suficiente, evite ser extenso
  7. É ideal ter cursos e qualificações para inserir
  8. Foto (não é obrigatória, mas caso colocar, ter preferência por fotos 3×4. Evite selfies e fotos em ambientes informais)
  9. Ser atento com a ortografia
  10. Caso a vaga for para o primeiro emprego, mostrar potencial e qualificações como cursos, estágios, workshops e ações voluntárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes