No momento, aproximadamente 60 pessoas participam do projeto (Foto: Arquivo pessoal)

Três estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires tiveram artigo aprovado para participar do VI Congresso Nacional de Educação (Conedu) que ocorre nos dos 24, 25 e 26 de outubro, em Fortaleza.

No entanto, para conseguir participar, as voluntárias do ‘Projeto Informática na Melhor Idade’ Ane Caroline Schuh Debald, Rebéca Pinheiro e Giovanna Inês Schuck estão mobilizadas com uma Vakinha Virtual para arrecadar R$ 3,5 mil, quantia necessária para custeio das passagens áreas. Para colaborar basta clicar aqui e doar a quantia desejada.

De acordo com Ane, a passagem é o maior desafio em função do alto valor, sendo assim, a viagem só acontece se esta quantia for arrecadada. “Se conseguirmos arrecadar esse valor, vamos, senão não. Caso arrecadarmos mais, usaremos esse valor para contribuir nas nossas despesas”, destaca. O valor está sendo arrecadado apenas para custear as despesas das alunas. O professor orientador Fábio Lorenzi da Silva será responsável por suas próprias despesas.

Encontros ocorrem terças, quartas e sextas-feiras, à tarde (Foto: Arquivo pessoal)

ARTIGO

A vaga no congresso nacional foi garantida a partir do artigo ‘Discussões acerca do processo de inclusão digital: estratégias e impactos no ensino de idosos do projeto Informática na Melhor Idade’.

A publicação foi montada com base no trabalho de extensão que é desenvolvido dentro do campus venâncio-airense. “Através de questionários com alunos foram sendo desenvolvidas pesquisas no intuito de desenvolver estudos focados no ensino da terceira idade”, explica Ane.

O trabalho das estudantes do curso Técnico em Informática foi aprovado no eixo ‘Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas’, área que promove o debate sobre os estudos voltados à educação oferecida para essas pessoas e as estratégias, os direitos, deveres e responsabilidades do segmento. “Considerando o eixo e as propostas do evento, acreditamos que temos muito a agregar com nossa participação, visto que, ao longo dos anos, sempre tentamos moldar nossas metodologias de forma a trazer impactos positivos na vida do público-alvo, auxiliando na melhora da qualidade de vida, autoestima, autonomia e incentivo ao novo”, complementa Ane.

Além disso, a participação nesse evento é uma forma de dar visibilidade para a atividade, pioneira no município e que é realizada de forma gratuita e com encontros semanais aos participantes. O número aproximado de idosos que participam do ‘Projeto Informática na Melhor Idade’ do IFSul é 60.

Uma das turmas que integram o projeto de informática (Foto: Arquivo pessoal)

O PROJETO

  • O Projeto Informática na Melhor Idade promove gratuitamente a inclusão digital de pessoas na terceira idade.
  • Desde 2012, já influenciou na qualidade de vida de cerca de 500 idosos.
  • Atualmente são quatro turmas, três básicas, as quais estão iniciando o curso e uma avançada, para quem já participou de edições anteriores.
  • Os encontros ocorrem nas terças, quartas e sextas-feiras, à tarde.

SOBRE O CONGRESSO 

O VI Congresso Nacional de Educação (Conedu) tem como temática ‘Avaliação: Processos e Políticas’.

Com essa abordagem quer oportunizar discussões que valorizem as práticas de profissionais da educação, integrando professores da educação básica, professores do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação e estudantes de ensino médio e técnico, visando apresentar a produção do conhecimento através das discussões dos grupos de trabalho, contemplar os participantes com as discussões sobre avaliação no contexto atual da educação, envolvendo profissionais de diferentes setores, promovendo a integração entre educação, culturas, sujeitos e práticas.

O evento terá um público de aproximadamente nove mil pessoas, com cinco mil trabalhos submetidos, 60 palestras e cursos e 125 convidados.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome