A Universidade de Santa Cruz do Sul, através da reitoria, acaba de confirmar que vai reduzir o índice inicial previsto para reajuste das mensalidades a partir do próximo ano. Uma nota foi enviada aos meios de comunição, assinada pela reitora Carmen Helfer e o vice-reitor Eltor Breunig. Confira a descrição na íntegra.

NOTA DA REITORIA

A Reitoria da Unisc fez uma série de considerações sobre a reunião do Conselho Universitário (Consun) desta quinta-feira, dia 20 de novembro, que estabeleceu o reajuste da mensalidade para 2015.

As manifestações estudantis realizadas durante a Assembleia são consideradas legítimas, fruto de um ambiente acostumado a participação da comunidade acadêmica.

Eventuais excessos verbais ocorridos durante o encontro são considerados por nós dentro do contexto acalorado da reunião, mas devem, por outro lado, servir de aprendizado para a qualificação respeitosa do debate democrático.

A Reitoria, após ampla, discussão, fez ajustes e cortes no orçamento inicialmente proposto e reduziu o índice de reajuste de 7,2% para 6,7%, sendo este índice aprovado pelos conselheiros, mesmo que isso não atenda a todas as demandas institucionais.

Esta proposta considerou as escutas da comunidade acadêmica nas mais diversas oportunidades. Mesmo respeitando a proposta de reajuste 0% (zero) apresentada pelos alunos, não concordamos com ela, pois ela comprometeria a estabilidade financeira de forma severa.

Por fim, reiteramos o nosso compromisso de dirigir a Instituição com responsabilidade de manter a Unisc como uma Universidade de qualidade para esta e as próximas gerações.