Deivis de Campos é Biólogo por formação, mestre e doutor em neurociências (Foto: Arquivo Pessoal)

É venâncio-airense o pesquisador que vem trazendo explicações sobre mensagens deixadas em obras de artistas do Renascimento. Deivis de Campos, 40 anos, reside em Vila Mariante, 2° distrito de Venâncio Aires. Depois de descobrir um retrato do italiano Michelangelo Buonarroti na obra de Vittoria Colonna, em 2018, agora, colabora na obra ‘Giotto si rivela’, de autoria do escritor e pesquisador italiano Luciano Buso. O livro será lançado no dia 19 de outubro, na Itália.

Livro ‘Giotto si rivela’ será lançado no dia 19 de outubro, na Itália (Foto: Reprodução)

Campos é Biólogo por formação, mestre e doutor em neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além disso, é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA), de Porto Alegre. A publicação aborda mensagens e as assinaturas secretas inseridas em obras de Giotto di Bondone (1266-1337), um dos mais importantes pintores italianos.

Em entrevista à Folha do Mate, Campos contou que conheceu o autor do livro em 2018, quando participou da autenticação/reconhecimento de uma obra feita por Rafael Sanzio (1513-1518), na qual Buso também participou. “A partir disso começamos a manter contato e trocar ideias sobre análises de indícios de mensagens de artistas expressas em obras da época”, explica.

No momento são seis artigos para serem submetidos a publicação. No entanto, o docente já colaborou em outros artigos científicos na área da história da arte, tendo sido um deles recentemente aceito para a publicação na revista da área médica Journal of the Royal Society of Medicine. Nesse material, é evidenciada uma possível paralisia que Leonardo da Vinci apresentava em sua mão direita.

Lançamento

  • O lançamento do livro ‘Giotto si rivela’ ocorre no dia 19 de outubro, na Basílica de Santa Maria degli Angeli, em Assis, na Itália. Nessa data, Deivis de Campos participará do evento via Skype.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome