Após o período de descanso e férias, mais de 3,4 mil estudantes de ensino fundamental da rede municipal de ensino retomam às atividades escolares. Para isso, as escolas e os professores se organizaram nos últimos dias. Esta quarta-feira, 19, também é a data de retorno para os estudantes das instituições estaduais de Venâncio Aires.

Nessa terça-feira, 18, os profissionais tiveram uma tarde de atividade de formação e palestra show com Giovanni Mattiello e Mizael Dutra. O tema do encontro foi ‘O que ouvi de Raul: considerações filosóficas sobre um maluco beleza’.

Antes da palestra, mais de 350 profissionais foram recepcionados pela secretária de Educação, Alice Theis, pela coordenadora pedagógica, Greici Maria Eugenio de Mattos, pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Solange Ehlers, e pelo prefeito Giovane Wickert.

Durante as boas-vindas, a secretária frisou a importância do educador. “O ato de educar é um ato extraordinário. A educação não é um processo fácil. Precisamos acreditar no potencial das pessoas, dos alunos e ver as possibilidades nelas”, afirmou.

Wickert fez uma acolhida e salientou os avanços e desafios da educação. “Cada escola tem a sua realidade, mesmo sendo na mesma rede. Temos muitas instituições no interior, por isso precisamos saber a realidade de cada local”, argumentou.

Após o momento de acolhida, o músico, compositor e escritor Giovanni Mattiello realizou uma palestra show, conciliando temas de formação humana com músicas populares. “O Raul Seixas foi um cantor brasileiro que usou as canções para compartilhar algumas ideias filosóficas”, esclareceu.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Venâncio Aires

EJA também retoma as aulas nesta quarta

As novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Venâncio Aires também iniciam as atividades hoje. A novidade de 2020, a EJA diurno, para estudantes de 15 a 18 anos, será realizada na Escola José Duarte de Macedo. Serão duas turmas durante a manhã e duas à tarde. Durante a semana, em um dia, os alunos se deslocarão ao Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), onde participam de aulas de qualificação técnica que farão parte do currículo. As aulas técnicas somarão 200 horas e, quando completadas, o aluno receberá o certificado de conclusão pela Secretaria de Educação e pelo IFSul.

A EJA regular, para maiores de 18 anos, e a modalidade Intensivo, para maiores de 23 anos, também terão início hoje, com aulas à noite, nas escolas Dois Irmãos, no bairro Aviação, e José Duarte de Macedo, no bairro Macedo. Comunidades com demanda também poderão sediar as aulas, a exemplo das turmas de 2019 em Linha Hansel e na Comunidade São José, de Linha Cerro dos Bois.

Além destas, também iniciam as aulas da EJA a distância do Serviço Social da Indústria (Sesi), do qual o Município é parceiro, com a cedência de duas salas. Os participantes são familiares de trabalhadores e funcionários de indústrias de Venâncio Aires, que não concluíram sua formação escolar básica na idade certa. A aula inaugural será hoje, às 18h30min, na Câmara de Vereadores. As aulas iniciam em março. As atividades serão a distância, com um encontro presencial na semana, que será na Escola José Duarte de Macedo.

UNISC VENÂNCIO 

Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Venâncio Aires, as aulas terão início na próxima quarta-feira, 26. Segundo a coordenadora do campus local, Andréia Haas, para este dia está sendo preparada uma programação especial de recepção para os estudantes. A atividade ainda é uma surpresa, mas ela adianta que a preparação é feita por um egresso da instituição.

Além disso, no dia 11 de março será realizada outra ação especial. Os novos estudantes serão recepcionados no auditório do campus, onde poderão assistir à transmissão do discurso de boas-vindas da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer – que será realizado no Auditório Central, em Santa Cruz do Sul. Para o intervalo, está sendo preparada uma apresentação musical com Andy Ruwer e um coquetel destinado a todos os estudantes da Unisc Venâncio.

MELHORIAS

  • Para promover o bem-estar e a segurança dos estudantes, o início do ano letivo também é marcado por melhorias nas instituições de ensino municipais de Venâncio Aires. As Emeis, por exemplo, passaram por reformas durante o período de recesso escolar.
  • Nas escolas de educação infantil Vovô Weber, do bairro Diettrich; Passinho Seguro, do bairro Cidade Nova; Osmar Armindo Puthin; do bairro Cruzeiro; e Gente Miúda, do bairro Macedo, foi feita a troca do piso de madeira pelo de cerâmica, além de outros reparos que já haviam iniciado no fim do ano passado.
  • O investimento foi de R$ 99.022,94, provenientes de recursos próprios destinados para a Educação – Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). A escola Mônica, do bairro Gressler, deve receber a troca do piso a partir dos próximos dias.
  • Na Emei Passinho Seguro, por exemplo, que atende 128 crianças, a troca do parquê por piso em sete salas é motivo de comemoração. “Esta era uma reivindicação que fazíamos há bastante tempo. O parquê realmente estava em péssimas condições. Agora temos o piso novo em praticamente todas as salas, as paredes também receberam nova pintura a partir do auxílio da Associação de Pais e Mestres, a APM. Estamos satisfeitos em iniciar o ano com uma estrutura melhor para nossos servidores e para receber e atender as crianças”, destaca a diretora Luiza Salete Rufino Marmitt.
  • A Secretaria de Educação ainda pretende realizar reformas em algumas escolas de ensino fundamental, como a Narciso Mariante de Campos, de Linha Tangerinas; Nossa Senhora de Fátima, de Linha Campo Grande; e Osvaldo Cruz, de Linha Cachoeira.
  • Nos últimos dois anos, a Administração realizou melhorias nas quadras esportivas das escolas Professora Odila Rosa Scherer, do bairro União, e Benno Breunig, do bairro São Francisco Xavier. A Emei Arco Íris e parte da Emef Otto Gustavo Daniel Brands também receberam melhorias. Na Emei Xangrilá, as obras estão em andamento.

*Fonte: AI Prefeitura

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome