ESF Coronel Brito
Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura

Nessa terça-feira, 30, a Estratégia de Saúde da Família (ESF 2) do bairro Coronel Brito completou três anos de existência. Atualmente, a equipe de profissionais do local é formada por uma enfermeira, um técnico em Enfermagem, um atendente, uma médica de saúde da família, seis agentes comunitárias de saúde, uma higienizadora e dois dentistas.

Além disso, o posto de saúde também conta com os atendimentos de três profissionais (enfermeira, assistente social e fisioterapeuta) do programa de Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública do RS. Desde 2018, quando foi separada do sistema da ESF Caic, os números apontam que foram 14.303 mil consultas médicas; 20.798 mil acolhimentos; 9.201 mil verificações de pressão arterial; 3.410 administrações de medicamentos; 1.705 mil curativos; e 368 coletas de preventivo.

Além disso, a ESF 2 realiza pré-natal, puericultura, verificação de sinais, testes rápidos e consultas odontológicas, e ainda, há grupos de atividades físicas, pesagem de crianças do programa Bolsa Família e reuniões com o Conselho Local de Saúde, que em virtude da pandemia, estão suspensas. No local, também há sala de vacinas, sala odontológica e farmácia básica.

O secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, salienta que essas datas são importantes, pois permite a realização de uma autoavaliação e um olhar para tudo que já foi alcançado. “A inauguração da ESF Coronel Brito foi um grande desafio e hoje relembrar, é motivo de orgulho e gratidão”, destaca.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome