
O planejamento da próxima safra agrícola já começou na Emater de Mato Leitão. Os técnicos estão prontos para auxiliar agricultores na elaboração de projetos no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) linhas Investimento e Custeio. A expectativa é buscar recursos na ordem de R$ 9 milhões para diversas culturas.
O chefe do escritório local Claudiomiro da Silva de Oliveira estima uma movimentação semelhante ao da safra passada. “Atendemos cerca de 250 agricultores com projetos para linhas de créditos envolvendo principalmente as culturas e soja e milho”, disse. Interessados podem procurar informações no Escritório local da Emater, junto a Secretaria da Agricultura.
Para agilizar a montagem do projeto é importante o produtor já ter em mãos os pedidos de insumos, sementes e também os laudos com as análises de solo. As linhas de crédito estão disponíveis no Sicredi, Banrisul, Banco do Brasil e ainda na cooperativa Sicoob. Os técnicos da Emater auxiliam na elaboração, orientação, acompanhamento e execução dos projetos.
Propriedades
Em Mato Leitão são 680 propriedades rurais com área média de 9 hectares. Milho, tabaco, erva-mate, mandioca, soja e trigo são algumas das principais culturas agrícolas.