Filiados e pré-candidatos a vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniram na tarde do último sábado, 2, para conhecer mais sobre a conjuntura política do Brasil e do mundo. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e marcou a segunda etapa da formação promovida pelo partido. A atividade teve a participação de Ailton Croda. Filiado desde 1986, ele é militante da reforma agrária e atual presidente da Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi (Crehnor) e vice-presidente da Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária (Confesol).

Croda apresentou elementos do contexto político e econômico nacional e internacional. “A conjuntura política muda de minuto em minuto, hora em hora. Precisamos acompanhá-la”, defendeu o palestrante. Ele também abordou aspectos da história do Brasil, desde a chegada dos portugueses, em 1.500, até fatos recentes. “Se não conhecermos nossa história, não poderemos promover mudanças”, observou. Durante a conversa com os petistas venâncio-airenses, Croda lembrou que o Partido dos Trabalhadores surgiu com três grandes frentes: de luta, de massa e da defesa dos trabalhadores.

A atividade de formação contou ainda com dicas de planejamento de campanha para os pré-candidatos das eleições de outubro. “O objetivo é que todos os candidatos consigam fazer seu plano de governo” disse Croda. Segundo Izolde Lourdes Musa da Silva, da Secretaria de Formação do PT, o evento atingiu o objetivo. “Foi muito positivo, especialmente para as pessoas mais novas no partido, que estão conhecendo o contexto”, avalia. Também integrante do diretório, Darli Estraich frisa a importância de os pré-candidatos fazem a leitura da conjuntura política atual no mundo, no país e no estado. “Estamos intensificando a formação. Ainda haverá uma terceira etapa para tratar sobre o planejamento de campanha”, adianta Estraich.