Foto: arquivo pessoal / Folha do MateInvernada Juvenil do CTG Erva-Mate participou com mais cem grupos
Invernada Juvenil participou com mais cem grupos, no Juvenart, em Santa Maria

Considerado o maior evento do estado na categoria juvenil, a 12ª edição do Juvenart ocorreu em Santa Maria no último fim de semana. O evento que teve início na quinta-feira, 7, à noite, se encerrou no domingo, 10. Cerca de cem grupos participaram neste ano e mais de 3,2 mil dançarinos do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Por conta da demanda, a comissão organizadora decidiu alterar o regulamento para 2015. O novo formato garantiu a classificação de 45 invernadas, dentre as participantes, para a próxima edição.

Segundo, o coordenador artístico do CTG Erva-Mate, Marcos Cézar Serrana, com a nova alteração, o grupo juvenil assegurou a participação para 2015, pois alcançou pontuação entre os 45 classificados, de acordo com a nova decisão.  Aos demais interessados haverá uma classificatória no mês de junho do próximo ano. Quando, apenas, os 15 melhores integram-se aos já classificados deste certame. Limitando-se para 60 concorrentes na grande final, que será realizada no mês de agosto de 2015, em Santa Maria.

Venancio Aires e a 24ªRT, nesta edição, além do Erva-Mate teve a participação do DTG Piazito da Tradição e CTG Chaleira Preta.

Os campeõesDanças tradicionais 1º lugar _ CTG M’Bororé, de Campo Bom – 30ª RT2º lugar _ CTG Chico Borges, de Santo Antônio da Patrulha – 23ª RT3º lugar – CTG Coxilha de Ronda, Santiago -10ª RT 4º lugar – CTG Crioulo do Caverá, de Rosário do Sul – 18ª RT5º lugar _ CTG Gildo de Freitas, de Porto Alegre -1ªRT