A partir de 2016 os jovens rurais terão uma alternativa de profissionalização sem sair do campo. O Programa de Aprendizagem Profissional Rural é uma ação do Instituto Crescer Legal e, em Venâncio, contará com o apoio da Prefeitura. O piloto durará aproximadamente um ano, com atividades práticas e teóricas, totalizando 920 horas. Serão 20 vagas para adolescentes de 15 a 17 anos, cursando a partir do 5º ano, ou que já tenham concluído o Ensino Fundamental, oriundos de famílias

de pequenos produtores rurais.
Os inscritos participarão de cursos profissionalizantes no turno inverso ao da escola. Ao final, receberão certificação, conforme as exigências da Lei de Aprendizagem, e poderão ser contratados como aprendizes das empresas associadas ao projeto e com sedes localizadas nas regiões urbanas, mas com vínculos de produção no meio rural.
“O programa já foi protocolado no Ministério do Trabalho, Emprego e Previdência e aguarda validação para iniciarmos a organização das escolas cedidas pelas prefeituras e para a seleção dos profissionais e dos adolescentes”, informou a consultora do Instituto, Dra. Ana Paula Motta Costa.
De acordo com o secretário municipal da Educação, émerson Elói Henrique, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim foi a escolhida por estar inserida numa localidade onde a produção de tabaco é a principal atividade agrícola. Mas as vagas podem ser preenchidas também por estudantes oriundos de outras localidades. O educandário já foi avaliado por integrantes do Instituto, que observaram e aprovaram a estrutura física, sendo ela, adequada para sediar o Programa. “Estamos felizes com essa parceria, pois não deixa de ser uma proposta de turno integral para as escolas da zona rural”, enfatiza Henrique.
Agora, os envolvidos estão montando a proposta pedagógica do curso. Depois mais instruções, como abertura de inscrições, serão divulgadas.Na tarde de ontem, o secretário de Educação, assim como a secretária do Desenvolvimento Social, Claidir Trindade, e a professora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Linha Cipó, participaram do 4º Seminário de Aprendizagem Profissional, promovido pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) com o apoio dos Parceiros da Aprendizagem e o Ministério do Trabalho e Emprego, em Santa Cruz, na Unisc.
Municípios selecionadosOs municípios definidos para implantação do Programa na modalidade de projeto piloto são: Candelária, Santa Cruz do Sul, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. Entre os critérios utilizados para a escolha estão a proximidade a Santa Cruz do Sul, facilidade de acesso, número de adolescentes interessados, interesse dos municípios e possibilidade de parcerias locais para instalação de espaço físico, incluindo laboratório de informática.