Sozinho, em grupo, na chuva, no sol, pelo asfalto ou estrada de chão. De qualquer maneira, o

ciclismo se tornou um dos esportes mais praticados e é uma ótima opção de atividade física para quem quer exercitar-se.
Em Venâncio Aires, existem diversos grupos de ciclistas e outros tantos que pedalam de forma individual. O Pedal Trilheiro foi criado em 2011 e hoje congrega 50 integrantes. Um dos membros, André Maciel, ressalta que o esporte promove a integração social, a prática de atividade física e ainda proporciona belas imagens do interior de Venâncio Aires.
O ciclista explica o funcionamento do esporte e destaca os benefícios da atividade. “O ciclismo é individual e dependente apenas de cada pessoa e da força de vontade. A vantagem de pedalar em grupo é de que um desafia o outro e tu vai querer terminar a trilha junto com a galera. Sozinho você acabe se desmotivando. O esporte traz a possibilidade de conhecer novas pessoas de outras localidades, pelo fato de visitarmos outras cidades e propriedades particulares”, afirma André.
Benefícios à saúde
O ciclismo é indicado para pessoas que buscam o início de uma prática de atividade física. No grupo do Pedal Trilheiro, existem exemplos de integrantes que tiveram resultados significantes. “Tem um caso especial de um companheiro que perdeu mais de 30 quilos, tinha problema de coração, pressão e o médico alertou que ele deveria fazer alguma coisa ou poderia acontecer algo pior. Então ele começou a pedalar com o grupo. Cada dia ele ia um pouco mais longe, começou indo até o parque e depois foi ampliando o trajeto. Hoje ele pedala tanto ou melhor que os outros e tem uma saúde exemplar”, recorda André Maciel.
Segundo o ciclista, a maioria dos integrantes do Pedal Trilheiro faz alguma atividade complementar com o objetivo de reforçar a musculatura e evitar lesões.
O ciclismo é uma das coisas mais importantes da minha vida. O esporte é uma válvula de escape”, André Maciel
Belas paisagens
Além dos benefícios à saúde e a interação social, o ciclismo ainda proporciona belas imagens. André Maciel é enfático ao citar as belezas do interior de Venâncio Aires. “Quem pedala pelo área rural conhece as verdadeiras belezas, muito diferente do que ir de carro. Tem muito lugar bonito na Capital do Chimarrão – Vila Deodoro, Monte Belo, Centro Linha Brasil e tantos outros. Em outros municípios, também existem belas paisagens. Tudo isso graças ao ciclismo”, afirma.

“O ciclismo é um esporte simples e prazeroso”

O ciclismo é um dos esportes que traz mais benefícios à saúde e também que oferece mais prazer ao ser praticado. é uma atividade que pode ser desenvolvida de forma individual e em grupos. Tanto que, hoje é possível ver muitas pessoas praticando o ciclismo nas ruas de Venâncio Aires com diversos objetivos – saúde, lazer ou pelo desafio.
A educadora física Rose Heinen alerta que é necessário um trabalho complementar para o rendimento ser superior e evitar lesões. “Para encarar o desafio sem empurrar a bicicleta, não basta ter bom condicionamento cardiorrespiratório. O trabalho de fortalecimento muscular, contribui para melhorar o desempenho e diminuir a fadiga do ciclista”, afirma.
O ciclismo traz diversos benefícios aos praticantes, mas também é necessário preparar o corpo para os desafios. é natural que o praticante procure novos desafios, mas é preciso avaliar se está preparado para superar a nova meta. “Como todo esporte, que você pretenda praticar com maior frequência, deve-se preparar o corpo para tal. Nesse ponto entra a musculação, que ajuda no preparo das articulações para o movimento repetitivo. Sendo assim, tanto na manutenção de performance, como para diminuir os riscos de lesões decorrentes do esforço no ciclismo, é imprescindível buscarmos um fortalecimento inteligente e equilibrado de vários músculos”, avalia Rose.
A educadora física indica treinos de força, resistência e propriocepção para ter um melhor rendimento nas pedalas. “No trabalho de academia, é possível citar alguns exercícios indicados para o ciclista ter resistência muscular e parar de empurrar a bike. Primeiro procure um educador físico e peça um treino focado em qualificar o rendimento no ciclismo. Entre os exercícios indicados, posso citar: Leg press ou agachamento, mesa flexora, extensora e adutora, exercícios para panturrilha, pulley costas, remada baixa, fly e abdominal”, explica. A educadora física integra um grupo de ciclismo que pratica atividades nos sábados à tarde. A equipe procura trajetos pelo centro e interior do município.