Guarani decide a vaga em casa e aposta no fator local para alcançar a meta do ano que é a Série A2 2026. (Foto: Roni Müller)
Guarani decide a vaga em casa e aposta no fator local para alcançar a meta do ano que é a Série A2 2026. (Foto: Roni Müller)

Venâncio Aires - A Terceirona Gaúcha chega no seu momento mais decisivo. Neste domingo, 30, serão conhecidos os dois clubes finalistas da temporada. Além disso, quem chegar na final já estará assegurado em um patamar acima no futebol gaúcho em 2026. Os dois finalistas deixarão a 3ª Divisão para trás para então passar a pensar na Série A2.

Nesta reta decisiva, o Esporte Clube Guarani terá seu compromisso de volta da fase semifinal diante do Sport Clube Rio Grande. O confronto que vale o acesso, no gramado do Edmundo Feix, começa às 15h.
O Guarani disputará o jogo deste domingo com a vantagem do placar de 2 a 0 conquistado na ida que foi no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. O Rubro-negro irá para os 90 minutos decisivos jogando por três resultados: vitória, empate e até derrota por um gol de diferença.

Para o ‘desafio do ano’, o Guarani será o mesmo que começou o jogo em Rio Grande. Maicon, Cairu, Dênis, Dieter e Gabryel; Sampson, Murilo Xavier, Vitor e Pablo Müller; Mulita e Lucão.

O técnico Éder Lazzari comemora poder manter a base do time. “Isso nos dá uma tranquilidade ainda maior para encarar os 90 minutos de volta. Os trabalhos dessa semana foram de grande intensidade. Todos sabem que estamos em vantagem mas isso vamos deixar em segundo plano. Vamos para o jogo como em todos os outros, sempre buscando a vitória. Se a vantagem tiver que ser administrada, isso deixaremos para a reta final do jogo”, aponta o comandante.

Para o camisa 8 e capitão do time, Murilo Xavier, o jogo de volta está sendo encarado com muita seriedade por todo o grupo. “Agora é decisão e essa será diante do nosso torcedor. Dentro de uma campanha impecável até agora, manter o padrão é a meta para domingo. Depois da vitória na ida, treinamos de forma ainda mais intensa nesta semana. É a prova que estamos bem focados para essa decisão. Falta bem pouco para alcançarmos o que o clube projetou para essa competição. Jogar, vencer e selar a classificação é a nossa meta dentro das quatro linhas”, afirma o líder.

Silveira: “É o jogo do ano”

“Posso garantir que a expectativa é grande para domingo. O Guarani está a 90 minutos de deixar a Terceirona Gaúcha para trás. Retornar à Divisão de Acesso é a meta do ano. Estamos bem próximos disso. Domingo, contra o Rio Grande, é o grande dia. É o jogo do ano”. As frases são do presidente do Esporte Clube Guarani, Jorge Antônio da Silveira.

Em entrevista na manhã desta sexta-feira, 28, no Folha 105 1ª edição da Terra FM apresentado por Ismael Stürmer, o presidente contou que a organização do clube para a Terceirona Gaúcha desse ano começou tão logo a eliminação ainda na primeira fase da competição em 2024. “Ano passado fomos eliminados de forma precoce. Tiramos muitos ensinamentos e desde dali começamos a projetar a temporada 2025. Foram muitos jogos assistidos e análises feitas em relação a jogadores para o plantel desse ano. Sabíamos que deveríamos errar o mínimo possível. Montamos um grupo bem enxuto mas com jogadores bem capacitados. A campanha desse ano comprova isso”, declarou o líder.

Silveira aponta que a campanha realizada até agora é para entrar na história do clube. “A Terceirona Gaúcha é um campeonato difícil. Você muitas vezes se depara com equipes que nem impõem tantas dificuldades mas se tornam adversários chatos para se enfrentar. Muitas vezes o estado dos gramados não permite a apresentação de um bom futebol. Tem que estar preparado para tudo isso. O Guarani veio para a competição confiante que era possível realizar uma campanha muito boa. Só vencemos até agora e tomara que possamos seguir nessa linha. Conquistar o acesso de forma invicta já será um grande feito. Quem sabe o título invicto também para fechar o ano com chave de ouro”, projeta o presidente.

Em relação a vantagem conquistada, Jorge da Silveira afirma que é considerável mas prega o respeito perante ao Rio Grande. “Chamou a atenção nos treinamentos desta semana que a intensidade foi igual ou até maior. Esse grupo não mostra clima de euforia. Todos fazem questão de trabalhar com seriedade. Com isso demonstramos respeito pelo adversário. Mesmo jogando por três resultados, sempre temos que ter os pés no chão. O atual grupo mostra maturidade a sabe que do outro lado tem uma equipe com a mesma ambição que a nossa. Só que domingo, o Guarani só não tem que como mostrará sua verdadeira força dentro do Edmundo Feix”, disse.

Quanto ao torcedor, Silveira tem a expectativa de público recorde nos últimos anos no Edmundo Feix. “É o momento de reacendermos e dar um gás maior a essa essência Guarani e torcedor. A procura foi bem intensa no começo da semana pelos ingressos antecipados. A tenda do clube estará instalada no centro da cidade para para dar uma acelerada a mais na venda. Outros pontos também estão bem distribuídos. Estamos trabalhando na questão organização do estádio para recebermos todos da melhor maneira possível. Domingo é dia do torcedor estar no Edmundo Feix para conferir de perto o acesso à Série A2. A hora é agora de Unir forças e torcer pelo glorioso Rubro-negro”, finaliza o líder.

Finais da Terceirona nos dias 3 e 7 de dezembro

Conforme acordado e anunciado na quarta-feira, 26, pelo Departamento de Competições da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), as finais em ida e volta da Terceirona Gaúcha serão nos dias 3 e 7 de dezembro.
“O Guarani chegando na decisão, a certeza que se tem é que a volta será no Edmundo Feix”, destaca o presidente do clube. Neste caso, São Paulo, de Rio Grande, ou a Apafut, de Caxias do Sul, farão o primeiro jogo em seus domínios. Informações dão conta ainda que se a Apafut chegar na decisão, o confronto contra o oponente poderá ser realizado no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha. “Primeiro temos que fazer nossa parte. Depois a gente pensa em logística para a semana do título”, completa o presidente.

O Banco de Alimentos de Venâncio Aires realizará mais uma importante ação de arrecadação neste domingo, 30, em parceria com o Esporte Clube Guarani. A iniciativa será durante a partida decisiva entre o Índio e o Sport Club Rio Grande, válida pela semifinal do Gauchão, no Estádio Edmundo Feix.

A mobilização busca incentivar torcedores e a comunidade a contribuírem com alimentos não perecíveis, que serão destinados às entidades atendidas pelo Banco de Alimentos. A ação reforça o compromisso social do clube e destaca o potencial do esporte como ferramenta de união e solidariedade.

O ponto de arrecadação estará localizado na entrada principal do estádio, a partir das 14h30min. Voluntários estarão identificados e preparados para receber as doações ao longo de toda a movimentação do jogo.

A parceria entre o Banco de Alimentos e o Guarani já resultou em diversas campanhas bem-sucedidas, e a expectativa é de que a mobilização deste domingo resulte em um volume ainda maior de doações. A comunidade é convidada a participar, levar sua doação e fortalecer essa corrente de solidariedade, torcendo pelo Índio e ajudando quem mais precisa.