Os projetos desenvolvidos pela Folha do Mate ganham sustentabilidade através das parcerias firmadas e do crédito depositado nas ações realizadas pela equipe do jornal, especialmente nos projetos ‘Folheando – Incentivo à leitura em sala de aula’ e ‘Folha Cidadania’. O Lions Clube Venâncio Aires Centro e o Lions Clube Melvin Jones são exemplos desta parceria.

Em junho de 2007, os clubes de serviços buscaram desenvolver no Folha Bairros a campanha de esclarecimento e conscientização sobre a doação de órgãos. Na época, o Lions Centro era presidido por Lucia Wagner, tendo como o assessor da governadoria do Lions para a Campanha de Doação de órgãos, Claudio Diettrich. O Melvin Jones tinha na presidência Edith Reckziegel que passaria naquele mês o cargo para Teresinha Fischer.

No primeiro evento Folha Bairros, realizado em 30 junho de 2007, no bairro Aviação, o Lions Centro firmou a parceria com a Joalheria e ótica Kothe para auxiliar na realização dos exames de acuidade visual, parceria esta que permanece até hoje com o Folha Cidadania. Em 2008 aconteceu, através do Melvin Jones, a campanha de plantio de árvores no Folha Bairros e, em 2010 o Centro promoveu, dentro da sala de aula, junto com o Folheando, uma campanha direcionada à prevenção da diabetes voltada aos estudantes.

Nos últimos dois anos, as atividades ficaram centralizadas somente nos exames de acuidade visual. Em 2011 e 2012 até julho, foram registrados pela Comissão de Saúde do Lions Centro mais de 800 exames de acuidade visual realizados junto com a Joalheria e ótica Kothe, através da equipe e da técnica em óptica Amanda Kothe, nas ações do Folha Cidadania. Só no ano passado foram 566 exames.

Graças a estas parcerias voluntárias e importantes para a comunidade, que várias foram as pessoas que tiveram o encaminhamentos para a busca de profissionais médicos e oftalmologistas para solução de possíveis problemas de visão apontados na avaliação da acuidade e para o Hospital da Visão de Novo Hamburgo (referência do Lions Centro). O assunto foi pauta na última reunião do Lions Centro – presidido atualmente por Odilo Wachholz – na segunda-feira, 23 de julho, na Sova.

JANTAR DO VINHO

O Jantar do Vinho, promovido pelo Lions Centro acontece neste sábado, 4, na Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova). O evento é em benefício da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Lar Novo Horizonte.