Foto: Divulgação / InternetEmbora alguns usuários utilizem para satirizar situações cotidianas, outros utilizam para difamar pessoas ou empresas
Embora alguns usuários utilizem para satirizar situações cotidianas, outros utilizam para difamar pessoas ou empresas

Especialistas em segurança digital descobriram uma forma de identificar os posts publicados por um determinado usuário do aplicativo ‘Secret’, quebrando parcialmente o anonimato dos usuários. O método foi divulgado nesta sexta-feira, 22, em um blog de segurança digital.

A falha não permite saber diretamente quem publicou o segredo, mas a partir de um endereço de e-mail cadastrado no aplicativo, é possível reunir todas as postagens do usuário. Os especialistas ainda informaram que o processo é demorado, se for realizado de maneira manual.

O truque dos especialistas consiste em criar seis cadastros falsos, que eles mesmos controlam, e adicionar a vítima como o sétimo usuário. A lista de postagens obtida, portanto, terá apenas os segredos da vítima, acabando com o anonimato do aplicativo.

Para agilizar o processo, os espacilistas criaram um pequeno software que cria centenas de contas. E ainda divulgaram ser bem simples, pois o aplicativo não faz a verificação de e-mails.

 

Para aqueles que ainda não conhecem o aplicativo e não sabem que ele não estará mais disponível no brasil em alguns dias, o serviço permite a cada usuário compartilhar um segredo de forma anônima, sendo lido e comentado por qualquer pessoa. Quando o post é feito, os amigos recebem uma notificação, mesmo sem o nome de quem criou o segredo.

Secret utiliza da lista de contatos telefônicos do smartphone ou tablet e também dos amigos do Facebook, formulando uma lista de pessoas com que o post é compartilhado e, conforme os usuários ‘gostem’ do segredo, ele vai sendo disseminado para os ‘amigos dos amigos’.

A rede também dispõe da ferramenta para ver a distância em que as pessoas se encontram (somente no sistema iOS, da Apple), assim como salvar a imagem com o ‘segredo’ e compartilhá-las nas redes sociais.