Comunidades retomaram a realização das missas (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)
Comunidades retomaram a realização das missas (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

A Paróquia São Sebastião Mártir divulgou na manhã desta quarta-feira, 27, a nota com orientações para as missas presenciais que serão retomadas a partir deste sábado, 30, na Igreja Matriz. As celebrações presenciais ocorrerão apenas em dois momentos, nas missas dos sábados das 18h e aos domingos, às 8h30min.

A retomada das celebrações está relacionada à flexibilização nas bandeiras do distanciamento controlado RS que permitem o funcionamento de templos religiosos com 25% da capacidade máxima de público. Nas missas será permitida a entrada de 120 pessoas. Para participar,  é preciso se inscrever na secretaria da casa paroquial, inicialmente em dois horários: no sábado, às 18h, e no domingo, às 8h30min. A inscrição pode ser feita por telefone 3741-1501. Posteriormente iremos ampliar os horários de missas.

A Eucaristia será distribuída exclusivamente na mão, depois de higienizada com álcool gel e na distância estabelecida nas marcações. A Paróquia também orienta sobre o uso da máscara durante as celebrações e da importância de pessoas pertencentes ao grupo de risco sigam acompanhando as missas pelo rádio ou através das transmissões ao vivo pelo Facebook.

Inicialmente, a retomada das celebrações ocorrerá na Igreja Matriz, mas segundo a nota, se as condições forem favoráveis e a experiência comprovar a eficácia, as demais capelas ligadas à Paróquia serão reabertas com os mesmos critérios de capacidade de espaço e distanciamento entre as pessoas.

Confira as orientações para as missas na íntegra

  • Nas missas serão permitidas a entrada de 120 pessoas. O cálculo é baseado na ocupação de até 25% da capacidade do espaço utilizado mais o distanciamento social entre as pessoas.
  • Para participar é preciso se inscrever na secretaria da casa paroquial, inicialmente em dois horários: no sábado, às 18h e no domingo, às 8h30min. A inscrição pode ser feita por telefone. Posteriormente iremos ampliar os horários de missas.
  • Escolha apenas um horário de missa na semana, possibilitando que outros também participem.
  • Se as condições forem favoráveis e a experiência comprovar sua eficácia, reabriremos progressivamente as capelas maiores com os mesmos critérios de capacidade de espaço e distanciamento entre as pessoas.
  •  Observe-se o uso de máscara, álcool gel ao entrar e sair da igreja e o distanciamento entre as pessoas.
  •  A Eucaristia seja distribuída exclusivamente na mão, depois de higienizada com álcool gel e na distância estabelecida por marcações.
  •  O templo será higienizado entre uma celebração e outra e as portas permanecerão abertas para ventilação durante as celebrações.
  •  Aconselhamos que as pessoas do grupo de risco fiquem em casa e acompanhem as missas pela rádio ou redes sociais. As missas da igreja matriz continuarão sendo transmitidas via Facebook.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome