Fórum de Educação tem PROGRAMAÇÃO definida

A Secretaria Municipal de Educação já finalizou a PROGRAMAÇÃO do VI Fórum Internacional e X Fórum Nacional de Venâncio Aires, que acontece de 9 a 12 de abril, na Sociedade Olímpica (Sova). Destacado entre os melhores eventos da categoria em todo o Brasil, o Fórum traz em 2014 alguns dos principais nomes da educação brasileira e mundial. Para debater os saberes necessários que se implicam no ato pedagógico, Leandro Karnal, Bernardt Jean Jaques Charlot, Pedro Demo, Esteban Levin e Mário Sergio Cortella são alguns dos palestrantes confirmados para os quatro dias de PROGRAMAÇÃO.

 

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do Fórum, Alice Theis, destaca que a PROGRAMAÇÃO vem sendo trabalhada desde o término do último evento e atende às reivindicações dos professores da região. “São nomes considerados verdadeiras sumidades da área da educação e outros que já estiveram em nosso Fórum e retornam a pedido dos colegas professores”, ressalta.

 

Entre os destaques do evento, o professor doutor Mário Sergio Cortella é considerado o palestrante mais requisitado do Brasil e está agendado para vir a Venâncio Aires a, pelo menos, três anos. O pesquisador francês Bernard Jean Jaques Charlot e o brasileiro Pedro Demo também prometem novidades importantes na relação entre professor e aluno. Outra inovação do Fórum 2014 é uma noite com quatro palestrantes debatendo o tema o evento. Entre eles estarão os venâncio-airenses Sergio Schaefer e Luci Kramer.

 

A secretária municipal de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, destaca que o Fórum pode ser considerado o ponto alto da formação de professores na Capital do Chimarrão. “Durante todo o ano temos a preocupação de oferecer capacitação pedagógica aos nossos profissionais e fazemos isso através de encontros constantes, palestras, oficinas e renovação do material didático.

 

Mas o Fórum de Educação é um momento único. é o local onde os professores podem ter o contato direto com os seus mestres; com os pensadores e os melhores pesquisadores da área da educação. Eles podem ter a segurança de estarem sendo capacitados pelos melhores profissionais do Brasil e, por que não dizer, do mundo”, ressalta a secretária.

 

Sobre o tema proposto para o Fórum esse ano: “Ensinar… Aprender… Os saberes necessários que se implicam no ato pedagógico”, Alice Theis acrescenta que “entre o professor e o aluno existe uma gama imensa de situações que influenciam no ato de ensinar e aprender. é preciso aprimorar conhecimentos e saberes para que a aprendizagem aconteça. Queremos debater justamente que saberes são esses. O que é necessário para que o ato pedagógico aconteça de fato, para que haja a aprendizagem real. Saberes técnicos, humanos, sociais, tecnológicos?”, justifica a pedagoga.

 

Com 750 vagas disponíveis, o Fórum de Educação é destinado especialmente para educadores e servidores da rede municipal de Venâncio Aires. Esses têm entre os dias 17 de fevereiro e 8 de março para fazerem suas inscrições, gratuitas, através do site www.venancioaires.rs.gov.br. A partir de 11 de março, as vagas disponíveis serão abertas para professores das demais redes de ensino, que também devem fazer a inscrição através da internet e pagar o valor de R$ 85,00.

PROGRAMAÇÃO oficial: 

09/04/2014 – Noite 

18h – Credenciamento

19h – Abertura Oficial

19h30min – Conferência “Quem ensina e quem aprende? Dialogando com os Saberes”

Prof. Doutor Leandro Karnal

Unicamp – São Paulo

 

10/04/2014 – Manhã 

8h – Credenciamento

8h30min – Conferência “Relação dos educandos com o saber e com a escola na sociedade contemporânea”

Prof. Doutor Bernard Jean Jacques Charlot

Universidade de Paris – França

  

10/04/2014 – Tarde 

13h – Credenciamento

13h30min – Conferência “Aprendizagem como autoria”

Prof. Doutor Pedro Demo

Universidade de Brasília – DF 

10/04/2014 – Noite 

18h30min – Credenciamento

19h – Painel “Ensinar… Aprender… Os saberes necessários que se implicam no ato pedagógico”.

Painelistas:

Prof. Doutor Sérgio Schaefer – UNISC – RS -Mediador

Profª Mestre Luci Elaine Kramer – UNISC – RS

Profª Esp. Márcia Adriana de Carvalho – RS

Profª Mestre Susana Terezinha Más – UNISC – RS

  

11/04/2014 – Manhã 

8h – Credenciamento

8h30min – Conferência “Neurociência e Educação – Organização didática para uma aprendizagem efetiva”

Prof. Doutor Gilson Almeida Pereira

Faculdade Porto-Alegrense – Porto Alegre – RS

  

11/04/2014 – Tarde 

13h – Credenciamento

13h30 – Conferência “Educacion, experiencia y acontecimiento subjetivo en el aprendizaje” Prof. Doutor Esteban Levin – Buenos Aires – Argentina

  

11/04/2014 – Noite 

18h30min – Credenciamento

19h – Noite Cultural: Show com Fátima Gimenez – Cantora Regional Gaúcha

12/04/2014 

8h – Credenciamento

8h30min – Conferência “Docência e Decência: Ensinar o que sabe, praticar o que ensina e perguntar o que ignora”

Prof. Doutor Mário Sergio Cortella

São Paulo – SP

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires