
Só de entrar no ginásio da Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), em Mato Leitão, o aroma e o colorido das orquídeas já contagiam os visitantes. Isso porque, na exposição realizada no município — reconhecido como a Cidade das Orquídeas— foram reunidas 1.151 flores para apreciação, apresentadas por 147 expositores de 20 associações de todo o Estado. A 15ª Exposição Estadual de Orquídeas (Laelia purpurata) segue até este domingo, 6.
A organização é do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires (Nova), com apoio da Prefeitura de Mato Leitão. Além do concurso, da mostra e da comercialização de orquídeas e insumos, os visitantes também podem adquirir suculentas e outras plantas ornamentais. Agroindústrias locais participam do evento, que ainda conta com espaço destinado às crianças.
Na tarde deste sábado, ocorreu a abertura oficial da exposição. O prefeito Arly Stöhr, o Flecha, destacou a importância do evento para o município. Também participaram dos pronunciamentos outras autoridades e integrantes do Nova. Na ocasião, foi lançado o livro Cati, a orquídea, escrito pelo professor, biólogo, escritor e ilustrador Délio Júnior, de Novo Hamburgo. A obra narra a jornada de uma planta em busca de conhecimento sobre diferentes espécies brasileiras que habitam os biomas Pampa e Mata Atlântica no Rio Grande do Sul.
Veja as fotos da abertura oficial do evento:








