Carne do Frigorífico Kroth é comercializada em todo o Rio Grande do Sul e o Litoral Catarinense (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Carne do Frigorífico Kroth é comercializada em todo o Rio Grande do Sul e o Litoral Catarinense (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Venâncio Aires - Nos últimos anos, Venâncio Aires se consolidou como um dos maiores polos de proteína do Rio Grande do Sul. Além da produção primária com avicultura e bovinocultura de corte e leite, o município se destaca na indústria. Conforme o Departamento de Defesa Agropecuária de Venâncio Aires, são seis empresas funcionando atualmente e que abatem uma média mensal 20 mil bovinos, 1,5 mil suínos e 560 mil frangos. Entre elas, o Frigorífico Kroth, instalado em Vila Santa Emília há quase 70 anos e que emprega 500 pessoas.

Em 2024, foram 106,6 mil abates de bovinos e em 2025, até setembro, já tinham sido abatidos 79,4 mil animais, com expectativa de superar os números totais do período anterior até o fim do ano. O Kroth atende todo o Rio Grande do Sul e o Litoral Catarinense, sem um mercado principal, mas sim focado na pulverização do atendimento. “Todos nossos clientes são importantes, nunca o seu tamanho. Uma constante da empresa é o foco na qualidade do produto, tanto para atender o que consumidor está pedindo, no balcão de compras, assim como pelas próprias exigências do mercado”, avalia um dos diretores do frigorífico, Fábio Kroth.

*Material originalmente publicado na Revista Perfil Socioeconômico 2025/26.