Erva-mate Madrugada é a mais lembrada dos gaúchos

Premiação foi entregue na quinta-feira da semana passada, em Porto Alegre (Foto: Produserv Consultoria de Imagem/Divulgação)

Venâncio Aires conquistou posição de destaque no ranking das marcas mais lembradas no Rio Grande do Sul, no produto mais característico dos gaúchos: a erva-mate. A Madrugada Alimentos é a primeira colocada no segmento no ranking Top of Mind, do Grupo Amanhã, com 14,9% da preferência.

A empresa também alcançou terceiro lugar na categoria chás, ficando atrás, apenas, das marcas Leão e Prenda. A premiação, considerada o ‘Oscar das Marcas’, foi entregue na quinta-feira, 23, na Sogipa, em Porto Alegre.

Para o diretor da Madrugada Alimentos, Lúcio Metzdorf, o reconhecimento é resultado do trabalho de todos os colaboradores, desde a compra da matéria-prima pelos secadores de erva até a atuação na indústria e a venda do produto. “Temos muito a agradecer a todos os nossos colaboradores. Nos dois últimos anos ficamos na segunda colocação e, agora, fomos premiados como a marca mais lembrada”, comemora.

Com 77 anos completados no mês passado, a Madrugada é 13ª maior empresa do município em Valor Adicionado Fiscal e a 19ª em faturamento, conforme dados de 2017. A indústria tem capacidade instalada para produzir até 600 toneladas de erva-mate, por mês, e embalar de cinco a seis mil pacotes por minuto. A comercialização está voltada ao mercado gaúcho, além de outros estados brasileiros, especialmente na região Centro-Oeste. A produção também é exportada para os Estados Unidos.

Além da matriz, localizada na RSC-453, a Madrugada conta com filiais em Linha Travessa, no interior do município; em Soledade, quase na divisa com o município de Arvorezinha; e em Rio Azul, no Paraná, onde ocorre a secagem da erva. Localizados próximos a áreas de produção de erva-mate, os secadores recebem a matéria-prima, que depois é enviada para a fábrica, em Venâncio Aires, para moagem e empacotamento.

“Aqui, conseguimos fazer o blend da erva-mate, com o percentual de erva-mate de cada local, para garantir o sabor diferenciado e manter o padrão”, explica Metzdorf. O diretor da empresa observa que o uso de silos no processo ocorre desde que a Madrugada transferiu-se para a atual sede, no Distrito Industrial, há quase 22 anos. “O processo é todo automatizado. Regulamos a quantidade de cada erva para se manter o padrão.”

Atualmente, a linha de erva-mate da Madrugada conta com as opções Tradicional, Moída Grossa, Requinte, Original, Verde Nativa e Pura Folha, além de quatro tipos de compostos de erva com chá e o tereré.

Matriz da empresa está localizada no Distrito Industrial (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

>> 120 é o número de funcionários da Madrugada Alimentos. Quase 70% deles atuam na matriz da empresa, no Distrito Industrial de Venâncio Aires.

Mais de 40 sabores de chá

Na linha de chá, a Madrugada Alimentos conta com 44 opções. As sete máquinas utilizadas no processo produzem 900 sachês por minuto. “Sempre estamos ampliando os sabores e melhorando a apresentação do produto”, destaca o diretor Lúcio Metzdorf.

De acordo com ele, uma das mudanças em desenvolvimento na empresa é uma embalagem que dispense a necessidade do plástico celofane por fora da caixinha – as embalagens internas de plástico ou papel nos sachês, utilizadas em determinados tipos de chá, são necessárias para garantir as características originais do produto, especialmente quando se trata de chá de frutas. “Recebemos muitos contatos de ambientalistas e, ao encontro disso, estamos buscando reduzir esse plástico, mas de forma a garantir que a caixa fique fechada no supermercado.”

Reconhecimento

1 O Top of Mind é realizado, anualmente, pelo Grupo Amanhã, como forma de reconhecer as marcas presentes na memória dos gaúchos, em mais de cem categorias. Esta foi a primeira vez que a erva-mate Madrugada liderou o ranking.

2 Em março deste ano, a empresa foi destaque, pelo segundo ano consecutivo, na pesquisa Marcas de Quem Decide, promovida pelo Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Com 13,8%, a Madrugada foi eleita a preferida dos gaúchos.

3 Em 29 de abril, a empresa foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, pelos 77 anos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome