Contadora trabalhou com empreendedores sobre a importância de desenvolver práticas inovadoras (Foto: Arquivo Pessoal)

Considerando o aumento da competitividade entre as empresas, a inovação se tornou essencial para a diferenciação de mercado, seja para grandes, médias ou pequenas empresas.

Dessa forma, a inovação pode ser considerada um instrumento para que empreendedores explorem a mudança como uma oportunidade de negócio. A contadora Bianca Carvalho, que tem especialização em Controladoria, atuou como agente local de inovação na região dos Vales do Rio Pardo e Taquari.

Segundo ela, o principal objetivo foi conscientizar os empresários de que a inovação não se refere apenas ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, como geralmente é abordada, mas pode ser trabalhada em todas as áreas do negócio, buscando melhorias e por consequência, resultados. “São ações simples, mas que juntas podem resultar em melhorias significativas para o pequeno negócio”, afirma.

A profissional destaca que unida com a combinação de diferentes conhecimentos, a inovação agregará valor à empresa, transformando os processos, tecnologias, práticas mercadológicas e as pessoas. “Afinal, somos treinados para desenvolver processos de acordo com o padrão, mas será o padrão a melhor forma?!”, questiona.

Bianca citou algumas ações que podem ser desenvolvidas por pequenas empresas com o objetivo de promover a inovação:

  • Novas formas de promoção de marketing, lançamento de novos produtos e adoção de novas formas para relacionamento com clientes.
  • Mudanças de práticas do negócio por razões ambientais, aperfeiçoamento de processos produtivos, melhorias em processos financeiros, treinamento e capacitação para colaboradores.
  • Mudanças no layout interno e na comunicação visual da empresa, criação de novos canais de rede para se conectar aos seus clientes e formalização de planejamento estratégico.
  • Busca por novas parcerias, definição de indicadores de desempenho, pesquisa de satisfação com clientes e pesquisa de clima organizacional com a equipe.
  • Ações para promover o bem estar dos colaboradores, padronização de manuais para otimizar os processos, dentre outras.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome