Equipamentos controlados por aplicativos via bluetooth estão entre as novidades da Venax (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Com foco nas demandas do mercado e nas tendências da área metalúrgica, a Venax Eletrodomésticos trabalha com a diversificação na linha de produtos e adota novos métodos adequando os equipamentos às demandas da vida moderna.

Em 2019, a empresa desenvolveu o primeiro produto – um forno elétrico – controlado por aplicativo via bluetooth, por meio do sistema de Internet das Coisas (IoT).

A indústria ocupa a 9ª posição entre as maiores empresas de Venâncio Aires, por Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 2018, emprega 420 funcionários diretos e produz, em média, 100 mil produtos anualmente.

Há 34 anos no mercado, a Venax possui cerca de quatro mil modelos diferentes na linha de refrigeração, equipamentos industriais e cocção, como fornos e fogões. Os itens são comercializados em diferentes pontos do Brasil e exportados para oito países da América do Sul e Central.

De acordo com a diretora executiva, Fabiana Bergamaschi, a preocupação com o meio ambiente e energia limpa também tem sido referência nos processos de produção. A empresa trabalha com eficiência energética dos produtos e prevê, para 2020, o lançamento de refrigeradores com uso de painéis solares e fogões a pellets (combustível energético).

RAMO METALMECÂNICO É DESTAQUE

Com 75 empresas do segmento em Venâncio Aires, o ramo metalmecânico e de refrigeração é um dos mais significativos do município. O segmento corresponde a 7,33% da economia do município, com base no Produto Interno Bruto (PIB) de 2018.

Ramo metalmecânico e de refrigeração é responsável por 7,33% da economia do município (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Mais do que alimentar a economia com a produção industrial, o setor também gera emprego e renda, ao movimentar outros setores. Empresas de vidro e soluções tecnológicas, por exemplo, têm no segmento metalmecânico e de refrigeração os principais clientes.

No ano passado, o faturamento das empresas do ramo foi de R$ 441.587.582,71. Três delas estão entre as dez maiores do município, com base na previsão de retorno do ICMS, e entre as 15 maiores exportadoras.

Atualmente, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Venâncio Aires conta com cerca de 1,6 mil associados, o que confirma a representatividade do setor quanto à empregabilidade.

Foto: Reprodução

LEIA MAIS: Mais de 60% da economia de Venâncio Aires estão na indústria

Indústria do tabaco: o setor mais forte da economia de Venâncio Aires

Alliance One: mudança na estrutura organizacional, com novas linhas de negócio

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome