Visitantes receberam de lembrança um jogo com peças de madeira reflorestada (Foto: Manoela Carvalho/AI Caciva)

Em mais uma edição do projeto Conectar, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) promoveu uma visita à sede da Xalingo, no Distrito Industrial, em Santa Cruz do Sul, na quarta-feira, 23. Um grupo de empresários e profissionais de Venâncio Aires aproveitou a oportunidade para conhecer as instalações da empresa.

Em 1947, teve início uma marcenaria de dois irmãos, onde eram produzidos artefatos de madeira. Mais tarde, em 1968, a marcenaria deu lugar à Xalingo S.A, com a produção de brinquedos e jogos em madeira e a transformação do plástico. Além de brinquedos, atualmente, a Xalingo produz diversos materiais da linha infantil e de entretenimento, além de uma linha industrial com materiais utilizados em implementos agrícolas.

A empresa comercializa brinquedos para todo o Brasil e mais de 20 países. Segundo o diretor administrativo, Flávio Haas, a linha de triciclos é o carro-chefe. Nos anos 1990, a linha de produtos chegou a ter 40% de participação no faturamento.

O quadro de funcionários é de 400 efetivos, mas chega a ficar de 500 a 550 no período da safra, nos meses que antecedem Dia das Crianças, Natal e o início do ano letivo. Com 850 produtos, a Xalingo conta com cerca de 7 mil clientes divididos na América do Sul, América Central e África.

Grupo de empresários e profissionais de Venâncio foi atendido pelo diretor da empresa, Flávio Haas (Foto: Manoela Carvalho/AI Caciva)

A produção é feita na sede de Santa Cruz do Sul, sendo que alguns produtos são importados da China. A Xalingo possui licenciamento para a utilização de marcas de personagens, o que corresponde a 10% do faturamento. Cerca de cinco anos atrás lançou a linha unissex, com produtos sem diferenciação de cor conforme meninos e meninas.

PROGRAMAS INTERNOS

A cada duas semanas a empresa promove um encontro da direção com funcionários chamado ‘Café com a diretoria’, com o intuito de ser uma comunicação direta, no qual os colaboradores podem contribuir com ideias de inovações. Outra ação desenvolvida é o trabalho legal, todo mês são sorteados vales para os colaboradores das melhores ideias e aqueles com melhor assiduidade. Também é feita a escolha do colega legal e o reconhecimento de honra ao mérito para funcionários a cada cinco anos de atuação.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome