ompra de tabaco iniciou no mês de janeiro na Alliance One (Foto: Divulgação/Alliance One Brasil)

Constituída em 2005, após fusão dos grupos Dimon Incorporated e Standard Commercial Corporation, que eram representados no Brasil pelas empresas Dimon do Brasil Tabacos e Meridional de Tabacos, a Alliance One Brasil completa 15 anos de fundação no dia 13 de maio. Com mais de 95% de sua produção exportada para os cinco continentes, a companhia estabeleceu-se como uma das maiores fornecedoras para as fabricantes mundiais de cigarros.

As usinas fabris da empresa estão localizadas em Venâncio Aires e em Araranguá, município de Santa Catarina. É na Capital do Cchimarrão que a Alliance mantém, também, seu Centro Administrativo e polo logístico em solo gaúcho, com unidades de armazenamento de tabaco cru e manufaturado. Conta ainda com unidades de compra de tabaco e faturamento de insumos nos municípios de Lontras, Canoinhas e Pinhalzinho, em Santa Catarina, e em Rio Azul, no Paraná.

Fernando Limberger, diretor regional para a América do Sul, projeta os próximos anos com foco ainda maior na sustentabilidade da produção – requisito fundamental, segundo o executivo, para manutenção da competitividade do tabaco brasileiro frente ao mercado internacional.

ATUAL SAFRA

“Com relação à safra em curso, perdas de produtividade foram registradas nas áreas de produção do Rio Grande do Sul, ocasionadas pelo excesso de chuvas no início do desenvolvimento das lavouras, em outubro e início de novembro. Posteriormente, um período de estiagem perdurou até janeiro. Contudo, as chuvas registradas durante o primeiro mês de 2020 amenizaram as perdas em áreas mais tardias. Nas áreas de produção de Santa Catarina e do Paraná teremos safra normal. Sendo assim, a empresa avalia que os volumes produzidos na safra são suficientes para atender a demanda retraída do mercado”, destaca Limberger.

BENEFICIAMENTO

No dia 10, a empresa iniciou o processamento na unidade de Araranguá. Em Venâncio Aires, o start das atividades ocorre na segunda-feira, 17. Já a compra do tabaco produzido pelos 16 mil produtores integrados iniciou em janeiro, em todas as unidades. A expectativa é de que ambas as atividades se estendam de acordo com os períodos apresentados nas últimas safras. Anualmente, em todas as unidades, a Alliance gera cerca de 3 mil empregos diretos, considerando profissionais mensalistas, horistas e aprendizes.

Produzir tabaco de qualidade, íntegro e livre de contaminantes é um dos compromissos da empresa. Motivada pelo espírito da inovação que caracteriza sua visão e de forma pioneira, a companhia implantou um moderno equipamento de raio-x, visando identificar possíveis materiais estranhos ao tabaco. “Desta forma, reconhecemos os produtores que priorizam as boas práticas de produção, separação, armazenamento e transporte do produto”, salienta o gerente industrial da unidade de Venâncio Aires, Mauro Heck. (Fonte: Assessoria de Imprensa)

NOVO LOGOTIPO

Logotipo da empresa foi modernizado

Preservando cores e aspectos do design original, mas com aparência moderna e alinhada a tendências de comunicação, o novo logotipo da Alliance One representa o momento de transformação e inovação que vive a companhia. “A decisão desta modernização surgiu do desejo de refletir os valores da empresa em inovação, o que também proporcionou uma oportunidade de alinhar nossa comunicação com a identidade visual da Pyxus, nossa holding internacional”, ressalta a gerente de Assuntos Corporativos, Deise Kanitz.

Investimento em Passo do Sobrado

Com previsão de conclusão em abril, um novo prédio abrigará escritórios, laboratórios de pesquisa, casas de vegetação e auditório para 50 pessoas. Com mil metros quadrados, a estrutura amplia a área construída no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, propriedade de 82 hectares localizada na Rodovia RSC-405, em Passo do Sobrado, e que passa a centralizar as atividades de melhoramento de plantas e produção de sementes de tabaco – antes executadas em Vera Cruz.

A partir do segundo semestre de 2020, a expectativa é que, no pico da safra, cerca de 50 trabalhadores, temporários e permanentes, se somem ao local. Haverá realocações internas e retorno de empregados, além da possibilidade de novas contratações. “Estaremos ainda mais fortes e atuantes em Passo do Sobrado, terra que sempre nos acolheu de forma muito carinhosa, através de nossos produtores integrados, do governo municipal, da circunvizinhança e da comunidade em geral”, ressalta o diretor de Produção da companhia, Claudir Lorencetti.

Além do novo prédio, a mudança potencializará a utilização das lavouras do Centro, com as atividades de produção de sementes. Referência em inovação e vanguarda tecnológica, a estrutura também sedia a experimentação agrícola e o desenvolvimento de novas técnicas que possam ser implementadas na produção de tabaco pelos agricultores, além de eventos técnicos para colaboradores, clientes e produtores.

O relacionamento com a comunidade de Passo do Sobrado é motivo de orgulho para a empresa. No dia 8 deste mês, uma turma de bombeiros mirins formou-se com apoio da Alliance One. Além desta, outras entidades do município, como a Brigada Militar, também já receberam doações.

Obra em Passo do Sobrado tem previsão de conclusão em abril (Foto: Divulgação/Alliance One Brasil)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome