60 anos de Apesc

-

A chegada dos 60 anos de uma associação é um marco que deve ser festejado, e é isso que hoje faz a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Com início em 1962, a associação coleciona vitórias e evoluções para a região, seja na saúde, educação ou demais áreas do ensino, pesquisa e extensão.

A presidente da associação, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destaca que a Apesc nasceu de um grupo de lideranças e empresas visionárias com objetivo de trazer educação e cursos superiores para o município de Santa Cruz do Sul. O resultado veio rápido, pois em 1964 o primeiro curso já era oferecido: Ciências Contábeis. Em 1967, vieram Letras e Pedagogia e, após, extensões com demais universidades. Em 1970 veio o curso de Administração e, em 1980, os de Economia e Estudos Sociais, todos oferecidos na até então Faculdades Integradas de Santa Cruz (Fisc). “Nossa intenção era conseguir oferecer uma formação de qualidade para pessoas da região. É imensurável o trabalho que a Apesc prestou nestes anos.”

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que surgiu da Faculdades Integradas, reconhecida em 1993, hoje é a maior mantida da Apesc, já com outros quatro campi: Venâncio Aires, Capão da Canoa, Sobradinho e Montenegro. Com a aquisição do Hospital Santa Cruz (HSC), Carmen enfatiza que as ofertas de serviço na saúde e na qualificação de profissionais com formação na área tiveram evolução.

Em 2021, durante a pandemia, os atendimentos não pararam. Foram 150 mil feitos nas áreas de saúde, educação, cultura e diferentes áreas de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, 68 entidades fazem parte e auxiliam no trabalho da Apesc.

Foto: Arquivo FM

“Estamos celebrando todas as conquistas desses 60 anos, pois são muitas histórias e desafios. Hoje a associação comemora o êxito de tudo isso. A Apesc foi feita da comunidade para a comunidade.”
CARMEN LÚCIA DE LIMA HELFER
Presidente da Apesc

Projeção

Carmen está na presidência da Apesc desde 2014 e é a primeira mulher a ocupar este cargo. Para o futuro, ela vislumbra a continuação deste compromisso em melhorar vidas, princialmente na saúde e educação. “Que nossas mantidas tenham vida longa e que a Apesc continue colhendo frutos deste trabalho coletivo.” A presidente enfatiza também que a associação deve estar conectada com o tempo contemporâneo, fazendo atualizações e transformações necessárias.

Mantidas pela Apesc

• Escola de Educação Básica Educar-se (1984)
• Universidade de Santa Cruz do Sul (1993)
• Centro de Educação Profissional da Unisc (1999)
• Hospital Santa Cruz (2003)

  • 42 mil é o número estimado de profissionais já formados pela Unisc, nos 60 cursos presenciais, 14 a distância e nove programas de mestrado e doutorado oferecidos pela instituição.

Qual a função da Apesc?

Carmen explica que a Apesc é a associação mantenedora, que é responsável pela gestão administrativa e financeira das entidades que mantém e não tem fins lucrativos. Inclusive, ela afirma que também fazer parte os poderes públicos das cidades,. “Grandes discussões passam pela Apesc, é um orgulho ser presidente e ver a mantenedora cumprindo sua missão.”

Volta às aulas na Unisc

• A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou na terça-feira, 15, nos três turnos de funcionamento da instituição, uma recepção especial aos alunos. A volta às aulas de 2022 tem um gostinho especial, já que marca um retorno mais expressivo das atividades presenciais. No Cento de Convivências da Unisc foram feitas apresentações de música, atividades com os calouros e veteranos, e todos os estudantes receberam cadernos com um chaveiro de álcool gel como mimo.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes