Advogado: uma profissão com multiopções

-

A profissão de advogado é ampla e permite escolher entre muitas áreas a serem seguidas. Amanhã, 11, é comemorado o dia do profissional formado em Direito. Na véspera da data, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Venâncio Aires, Marcos Joaquim Thiel, aborda as oportunidades e os desafios da profissão.

O advogado observa que jovens que estão pensando em cursar Direito têm como vantagem a abertura de muitos caminhos dentro da atividade profissional da advocacia. Segundo ele, um advogado precisa ter como características ser resiliente, ter ética, responsabilidade e estar em constante atualização. “O sol nasce para todos, depende de cada um para buscar o seu caminho, sempre dentro do Código de Ética da profissão”, enfatiza Thiel, que, em dezembro deste ano, completa três décadas anos de atuação na área, tendo trabalhado sempre como advogado cível.

Para o presidente da OAB, uma das maiores evoluções da profissão é a mudança do sistema papel para o virtual. “Nestes últimos anos, nos adequamos a muitos sistemas que foram digitalizados”, afirma. Mas, todo avanço também traz problemas, como foi o ataque hacker ocorrido no final de abril no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. “Este fato ainda nos prejudica hoje, principalmente com os prazos suspensos dos processos físicos que devem voltar nesta semana”, explica o advogado.

Thiel acredita que dados não foram perdidos mas, sim, houve muita limitação da atividade profissional e atraso nos trabalhos. A OAB interferiu pedindo providências e melhoria nos sistemas. “O direito da sociedade e dos cidadãos não pode parar”, completa Thiel.

Pandemia

Thiel enfatiza que, durante a pandemia da Covid-19, o profissional enfrentou muitos desafios. “A maior dificuldade foi conseguir manter a atividade de trabalho. Muitos colegas tiveram sua renda limitada”, completa.

Thiel comenta, inclusive, que em Venâncio Aires, onde a maioria dos profissionais atua no setor privado, nas áreas de processo criminal e trabalhista, alguns tiveram que implementar outra atividade para complementar a renda, como a venda de alimentos. “Os que já eram antigos na profissão pararam durante a pandemia e muitos outros procuraram outras formas de se manter”, destaca o presidente da OAB no município.

Ele observa que o Poder Judiciário também acabou paralisando serviços considerados não essenciais, com a pandemia. Sem a circulação de pessoas, os clientes pararam de procurar os advogados. Agora, a rotina dos profissionais da advocacia está voltando aos poucos. “No Fórum de Venâncio, por exemplo, o atendimento hoje acontece somente à tarde, das 13h às 18h”, acrescenta.

  • 300 é o número aproximado de advogados que atuam em Venâncio Aires.

Atuação na área pública e privada

• Um profissional formado em direito pode atuar tanto na esfera pública quanto privada, tendo ao seu favor, diversas opções.
• O presidente da subseção da OAB, Marcos Thiel, explica que, com a carteira da OAB em mãos, o profissional pode atuar como advogado, diplomata, servidor público, procurador e assessor jurídico, dentre tantos outros cargos.
• Já na esfera cível, o profissional pode trabalhar nas áreas de criminal, tributária, de família, ambiental e empresarial. “Esta gama é uma das mais abrangentes da advocacia”, afirma.
• Uma opção também são os concursos públicos para se tornar promotor, juiz ou delegado, por exemplo.

Principais áreas de atuação

1 Cível – Questões que envolvem a área jurídica no cotidiano da população, como contratos, divórcios, testamentos, guarda de filhos e outras.
2 Criminal – Defesa de casos criminais, normalmente na atuação da proteção de direito do réu. Inclui subáreas de atuação focada em crimes federais, estaduais, tribunal do júri e demais.
3 Trabalhista – Área na qual o profissional atua como advogado de empresas ou do trabalhador, a Ambos atuam nas questões dos direitos e deveres trabalhistas. Em casos de rompimento desses vínculos, auxiliam para que ambos cumpram as regras.
4 Previdenciária – Área que contempla encaminhamento de benefícios, pensões, aposentadoria e outros.
5 Administrativa – Atua com administração pública, licitações, entendimento de contratos e outros.
6 Tecnologia e Informação – Uma das áreas mais recentes, envolve as relações sociais e a tecnologia.

TJRS anuncia retomada dos prazos dos processos administrativos e jurisdicionais

Foram retomados, ontem, todos os prazos dos processos administrativos e jurisdicionais que dependem dos sistemas Themis 1G e 2G, e-Themis, Themisadmin e SEI. “É extremamente necessária e aguardada essa retomada, pois a advocacia e a cidadania necessitam da prestação jurisdicional, o que não acontece de forma plena sem os prazos dos processos em pleno funcionamento”, destacou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

A decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) vai ao encontro do pedido de reabertura dos fóruns e retomada dos prazos dos processos físicos na Justiça do Rio Grande do Sul, encaminhado pela Ordem ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O presidente da OAB de Venâncio Aires, Marcos Thiel destaca o esforço da OAB do Rio Grande do Sul em busca de condições de trabalho à categoria. “A entidade foi uma das primeiras a pedir a reabertura dos fóruns para atendimento presencial”, enfatiza.

O advogado também salienta que a Caixa de Assistência dos Advogados do RS criou novos benefícios e auxílios para aqueles profissionais que passaram por necessidades neste período pandêmico. “Dentro da realidade, todos fazem o que podem, estamos bem amparados”, considera.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes