A votação se deu em três modalidades (Foto: Governo do Estado/Divulgação)

Agricultura familiar e turismo foram os dois projetos contemplados com recursos da Consulta Popular 2019. A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SGGE) liberou, hoje, os dados da votação. Os projetos contemplados com recursos do Governo do Estado nas áreas de agricultura familiar e turismo vão receber R$ 371.428,57. A agricultura familiar somou 10.675 votos e do turismo 5.318. Os recursos disponíveis para esta realização foi de R$ 20 milhões, montante que será dividido pelos 28 Coredes.

O presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, destaca a mobilização dos municípios da região, apesar dos recursos serem menores em relação aos outros anos. Foi um ano atípico, com menos tempo para se organizar tudo, bem como, menos recursos disponíveis, o que poderia significar uma motivação menor, mas os Comudes se esmeraram e foram atrás de votos para garantir a votação mínima”, destaca Petry.

COREDES

“A grande diferença deste ano é que nós focamos nos planos de desenvolvimento regional de cada um dos 28 Coredes. Nos últimos anos os Coredes fizeram seus planejamentos estratégicos priorizado desenvolvimento econômico, infraestrutura, ciência e tecnologia e energia. Nós queremos focar os recursos da Consulta Popular com os planejamentos de cada região. Ao meu ver isso é muito positivo porque aquilo que foi discutido na região agora vai ter subsídio e apoio da Consulta Popular para ser realizado”, disse Claudio Gastal, secretário de Governança e Gestão Estratégica.

LEIA MAIS: Venâncio atinge meta na Consulta Popular

VENÂNCIO AIRES 

Apesar de terem sido divulgados os resultados por regiões, os dados por cidade ainda chegaram aos Coredes. Contudo, extraoficialmente, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Venâncio Aires confirmou que o município atingiu a meta prevista na votação da Consulta Popular. A presidente do Comude, Jalila Bohm Heinemann, acredita que nos próximos dias o Governo do Estado tornará esses dados também públicos.

FÓRUM DOS COREDES

Na próxima quinta-feira, dia 12, a reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais do Estado do Rio Grande do Sul será realizada na Unisc. A assembleia inicia às 9h, na sala 5328 (bloco 53) da Unisc, por ocasião do IX Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional.

Assembleia contará com a representação dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, bem como, da Diretoria Executiva e presidentes dos Comudes do Corede Vale do Rio Pardo e terá como pauta: a Consulta Popular, com a participação do secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Leite Gastal; apresentação do programa Inova RS pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis da Cunha Lamb; encontro anual dos Coredes e assuntos gerais.

A presidente do Fórum dos Coredes é a professora Munira Medeiros Awad (Corede Produção) e o vice-presidente é Heitor Álvaro Petry (presidente do Corede Vale do Rio Pardo).

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome