Alfredo Pilz foi o nome escolhido para a primeira avenida de Mato Leitão

-

Agricultor, Alfredo Pilz foi a personalidade da comunidade escolhida para denominar a primeira avenida construída em Mato Leitão. A via, hoje, chama atenção pela beleza e pelo novo visual que trouxe para a infraestrutura urbana do município. “Se o pai e a mãe pudessem ver isso, acredito que ficariam muito felizes”, destaca uma das filhas, Célia Kuhn, 71 anos.

Alfredo Pilz dedicou a vida ao trabalho agrícola (Foto: Arquivo pessoal)

Ela conta que o pai vivia em Mato Leitão desde a época que a Cidade das Orquídeas ainda era um distrito do município vizinho de Venâncio Aires. A casa onde ele vivia estava localizada onde hoje é a avenida. Inclusive, por causa do surgimento do Loteamento Boa Vista, pensando, justamente, no desenvolvimento do município, a família fez a doação da área de terra para construir a via.

Célia relata que os pais tinham envolvimento com a comunidade e que Alfredo costumava fazer amizades facilmente. Ele também gostava de fazer negócios, como os ‘briques’ de animais. Por isso, tinha o hábito de passear muito de carroça. Além dos alimentos para a subsistência, a família trabalhava com o cultivo de tabaco, soja, milho e criação de suínos.

Como legado, Alfredo deixou aos filhos o costume de trabalhar muito e a rigidez. “Naquele tempo era muito difícil, trabalhávamos muito, mas era bom”, recorda a aposentada. Célia, que mora nas proximidades da avenida, ressalta que ver o local hoje deixa a família muito feliz. “É um orgulho, acho muito bonito”, compartilha.

Apesar de imaginar que o pai ficaria muito satisfeito em ver a avenida, ela acredita que ele nunca pensou que o local teria o seu nome. Alfredo Pilz faleceu há 26 anos. Ele teve 12 filhos, sendo oito mulheres e quatro homens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes