Apresentação das metas fiscais demonstra equilíbrio nas contas públicas do município

-

Equilíbrio entre receitas e despesas é o que demonstra o relatório apresentado pelo setor de Planejamento e Controle Orçamentário da Secretaria da Fazenda, na manhã desta sexta-feira, 28, durante uma audiência na Câmara de Vereadores. Do total de receita corrente previsto para o ano, o município já arrecadou 42%, com destaque para o desempenho na arrecadação de tributos como Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

Já as despesas, conforme lembrou a secretária Fabiana Keller, seguindo a linha da busca pelo equilíbrio, ficaram em 24% do projetado, o que deve contribuir para equalizar a previsão de déficit orçamentário no recurso próprio previsto na LOA 2021 na ordem de R$ 15 milhões. Estes índices relacionados a despesas, segundo o relatório, estão dentro da previsão, inclusive com tendência de gasto inferior as dotações orçadas, especialmente pela redução de gastos com pessoal e juros da dívida.

“Apesar de estarmos em um ano de muita instabilidade econômica, temos a expectativa de que se mantenha no município esta relação de equilíbrio entre receita e despesa”, avalia Fabiana. A secretária falou ainda sobre o Setor de Planejamento e Controle Orçamentário, reestruturado neste ano, pela atual equipe da Administração. “Nossa intenção é realizar apresentação de relatórios financeiros, de forma mais periódica ao chefe do Executivo, com números reais e atuais sobre as receitas e despesas. Queremos que as informações cheguem em tempo do prefeito tomar decisões e não perder oportunidades”, destacou ela.
Para os meses de setembro e fevereiro de 2022, estão previstas novas audiências públicas para apresentações das metas fiscais dos próximos quadrimestres.

Fonte: AI Prefeitura

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes