Líderes locais que participaram do encontro, na Expointer (Foto Divulgação)

Articulação envolvendo os polos ervateiros do Rio Grande do Sul para divulgar benefícios do chimarrão ganha novo capítulo. Durante a 42ª Expointer foi apresentado o termo de cooperação que cinco polos assinarão em janeiro, na cidade de Nova Bassano, no nordeste gaúcho. A formalização visa criar uma agenda de divulgação até 2020, quando será lançada uma rota estadual da erva-mate.

Durante a reunião realizada no estande da Emater, dentro do Parque Assis Brasil, em Esteio, foi definida uma articulação. Durante o evento os cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul que participam do Programa de Qualidade e Valorização da Erva-Mate, executado pela Emater, também apresentaram seus potenciais e rotas turísticas já consolidas.

A coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Angélica Diefenthäler, informa que no Polo Ervateiro dos Vales, onde Venâncio Aires é o maior produtor e sede do polo, será trabalhado o chimarrão, enquanto os outros atuarão em questões envolvendo produção, comercialização e industrialização da bebida típica.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Além disso, na última sexta, 23, Venâncio Aires participou de evento para atualizar o planejamento estratégico regional do turismo. Promovido pela Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), o encontro realizado na Unisc, foi coordenado pelo presidente Carlos Corrêa. Também esteve presente a técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul, Cristina Feijó.

Construído de forma coletiva, o grupo analisou a situação atual da região e a partir desta, será elaborado um plano de ações visando à competitividade do Vale do Rio Pardo para os próximos anos. Um novo encontro está marcado para setembro, para a conclusão dos trabalhos.

DEMAIS PARTICIPANTES

O evento contou, ainda, com a participação do deputado federal Heitor Schuch (PSB) e dos deputados estaduais, Edson Brum (MDB) e Elton Weber (PSB), representantes da Frente Parlamentar de Fomento ao Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de vários gestores municipais da região, entidades e agentes envolvidos no segmento do turismo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome