Bombeiros Voluntários: mão amiga em momentos de risco

-

Em fevereiro de 2007 nasceu um serviço muito importante para Passo do Sobrado: os Bombeiros Voluntários. Com sede no município, hoje o grupo também atende Vale Verde, cidade vizinha, e conta com 23 voluntários de ambos locais.

Para aumentar o número de voluntários, está em andamento um curso para moradores dos dois municípios que queiram se formar e prestar o serviço gratuito, pois é necessário desenvolver algumas habilidades específicas. “Temos que nos aprimorar sempre, saber como chegar nos locais com fogo e como fazer resgates. Neste curso eles vão aprendendo. Começaram mais pessoas, mas agora estamos com 15”, comenta o voluntário Silvino Ignácio da Silva, 58 anos.

O curso é ministrado por um profissional, que dá aulas aos sábados. É uma parceria dos bombeiros com a Prefeitura de Vale Verde, que precisa também de alguns voluntários do município. “Temos demanda, fazemos muito abastecimento de água, resgates, controle de incêndio, controle de abelhas e outros. Precisamos de mais voluntários, pois temos plantão sempre”, destaca.

Por conta dessa demanda, Silva também explica que alguns se especializam em áreas, mas esses cursos são feitos por conta própria. “Há aqueles que entendem melhor das abelhas, outros de incêndio, acidente e, assim, cada um se identifica com uma parte”.

Serviços prestados

Silva ressalta que o bombeiro não apaga só incêndio, que são muitos trabalhos de prevenção feitos para a comunidade. Alguns como resgate de animais, poda de árvores que oferecem risco, entrega de água com os caminhões, auxílio em acidentes e entrega de lonas. “Temos agora voluntários com curso de APH (atendimento pré-hospitalar), que é necessário porque na ERS-405, que passa entre Passo do Sobrado e Vale Verde, temos muitos acidentes. Até chegar o pessoal da saúde ou levar para o hospital de Venâncio Aires, o paciente corre risco. Assim, sabemos sobre primeiros socorros, o que ajuda quando tem caso de pessoas nas ferragens”, expõe Silva.

Ele também lembra sobre os incêndios em fornos de tabaco, que acontecem em época de safra. “É muito comum, mesmo que os produtores sejam sempre alertados. Vamos lá e apagamos, mas nem sempre conseguimos salvar a safra. Quando conseguimos, é gratificante”, conta.

Conforme o voluntário Luis Carlos da Silva, também acontecem ocorrências simultâneas. “Estamos indo levar água para Vale Verde e vemos um ponto com fogo na beira da estrada, por exemplo. Isso acontece muito no verão, daí paramos para apagar antes”, complementa.

Entre as histórias desses anos de trabalho da corporação, o presidente do grupo e bombeiro voluntário, Paulo Almir Ferreira, destaca o dia do incêndio no Morro Itacolomy, no ano passado. Ele recorda ter ficado 18 horas trabalhando no local sem parar, para evitar que as chamas se alastrassem. “São muitas histórias, mas essa marcou pelo tempo e pelo local, pois era de difícil acesso e demorou muito para apagar.”

“Quando não tinha os Bombeiros Voluntários, dependíamos da corporação de Santa Cruz do Sul e, até eles chegarem, o fogo ou as outras situações já estavam mais agravadas. Agora, podemos fazer isso e evitar esses problemas maiores. Já salvamos muitas casas e vidas.”

SILVINO IGNÁCIO DA SILVA
Bombeiro voluntário e mestre de obras

Saiba mais:

  1. No começo, o primeiro caminhão foi comprado pela Prefeitura de Passo do Sobrado. Hoje, são dois caminhões, um de 10 mil litros e outro de sete mil litros, além de um veículo de resgate e um carro.
  2. A sede foi construída com o lucro de uma Festa do Búfalo.
  3. Hoje, o valor da gasolina e outras despesas são mantidos pelas prefeituras de Passo do Sobrado e de Vale Verde. Além do auxílio da população, que pode doar qualquer valor mensal, por um cadastro feito pelos voluntários.
  4. Os voluntários fazem escalas de plantão, para manter pessoas disponíveis todos os dias, durante 24 horas.
  5. A corporação conta com todos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a atuação nas ocorrências.

Leia mais:

notícias últimas Folha do Mate
https://folhadomate.com/category/noticias/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes