Buracos na ERS-405 podem provocar graves acidentes, principalmente em frente ao Distrito Industrial de Passo do Sobrado (Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Mais uma vez, a rodovia ERS-405 volta a oferecer riscos de acidentes aos motoristas que trafegam pelo local, sendo que o trecho mais crítico se concentra entre Amaro Kroth e o trevo de acesso a Passo do Sobrado. Porém, os buracos mais profundos e perigosos estão localizados em frente ao Distrito Industrial, nas imediações da empresa Conprenor. Neste local, dois buracos, bem próximos um do outro, no lado direito da pista, no sentido Passo do Sobrado-Taquari Mirim, são os mais preocupantes, pois têm profundidade de aproximadamente oito centímetros e tamanho suficiente para causar graves acidentes.

Em fevereiro deste ano, os vereadores Elísio Machado, Nubia Andréia Kaufmann Bartz e Vinicius Irajá Bartz da Rosa, todos do PDT, e Celina Maria Fagundes da Rosa (MDB), foram até o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em Santa Cruz do Sul, e conseguiram com que a autarquia fizesse uma operação tapa-buracos no trajeto. Porém, após a sequência de chuvas dos meses de junho e julho, diversos buracos voltaram a aparecer, por todo o percurso da ERS-405, que vai até Vale Verde.

Na ocasião, pelo menos um buraco em frente ao Distrito Industrial preocupava por sua dimensão, sendo que existem atualmente dois novos buracos que ficam exatamente ao lado do que foi fechado. O perigo aumenta em dias de chuva, pois ficam cheios de água, e principalmente os motoristas de outras regiões, que não sabem da existência das crateras, podem sofrer acidentes, pois não imaginam o tamanho e a profundidade.

“É inacreditável o fato de que buracos tão perigosos fiquem expostos aos motoristas, podendo vir a provocar graves acidentes, inclusive com mortes.”

NUBIA KAUFMANN BARTZ – Vereadora do PDT

Solução imediata

Recentemente, a bancada do PDT encaminhou, por meio da Câmara de Vereadores, um ofício ao Daer, solicitando uma solução imediata para o problema. Porém, até o momento, nada foi feito. A vereadora Núbia afirmou que na próxima sessão da Câmara irá oficiar as câmaras de vereadores de General Câmara, Vale Verde, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires para fortalecer politicamente os pedidos junto ao Daer.

Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate
Foto: Claudio Froemming/Folha do Mate

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome