A intenção é que a equipe tenha um espaço na Capital do Chimarrão durante o período da pesquisa, realizada a cada dez anos (Foto: Licia Rubinstein/Agência Notícias IBGE/Divulgação)

Em agosto de 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá iniciar mais uma edição do Censo Demográfico. Em Venâncio Aires, um encontro inicial para tratar sobre a pesquisa será realizado em 23 de agosto, a partir das 15h, na sala de reuniões do Gabinete, na Prefeitura. Em Mato Leitão, no mesmo dia, o encontro ocorre a partir das 9h, no Centro Administrativo.

Conforme o chefe da agência do IGBE de Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, esse encontro é para iniciar o planejamento e apresentar algumas questões importantes ao poder público. “Vamos apresentar a estimativa de quantas pessoas irão trabalhar e sobre a necessidade de um processo seletivo para essa contratação”, comenta.


“Esta operação censitária tem como finalidade obter informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.”

LUIZ EDUARDO BRAGA – Chefe da agência do IBGE de Santa Cruz do Sul


A intenção é que a equipe tenha um espaço na Capital do Chimarrão durante o período da pesquisa, que é realizada a cada dez anos. “Vamos explicar de que forma será feito esse levantamento com os aparelhos”, enfatiza. Além disso, conforme ele, o objetivo das reuniões é dar transparência às ações empreendidas pelo IGBE e promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo, além de divulgar e engajar a população e as autoridades nesse importante levantamento de dados.

“Pela dimensão da tarefa a ser realizada, é muito importante contar com apoio logístico e acompanhamento dos trabalhos por parte da sociedade local, o que pode contribuir para garantir a completa cobertura do território e para a qualidade das informações levantadas”, diz Braga.

PESQUISA 

Na última semana de agosto, Venâncio Aires também estará passando pela Pesquisa Nacional de Saúde desenvolvida pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. Conforme o chefe do IBGE de Santa Cruz do Sul, Luiz Eduardo Braga, esses levantamentos traçam um perfil completo dos hábitos relacionados à saúde da população.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome