Cerca de 1,8 mil pessoas prestigiam rodeio crioulo do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão

-

Depois de dois anos, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata voltou a realizar o seu tradicional rodeio crioulo no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. O resultado não poderia ter sido melhor.

Segundo o patrão da entidade, Renato Dameda, a estimativa é que cerca de 1,8 mil pessoas tenham prestigiado a 14ª edição do evento, no sábado e domingo, dias 4 e 5. “Os números são parecidos ao do rodeio de 2019, antes da pandemia. A parceria com a Prefeitura também foi fundamental nesse sucesso”, destacou. Além das competições na pista de laço, o rodeio contou com outras atrações, como apresentação de gineteada e fandango.

Dameda ainda estima que mais de 300 laçadores disputaram as competições campeiras. Entidades tradicionalistas de vários municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari e Caí, e até de Soledade, estiveram representadas no 14º Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência da Mata. “Foi resultado de um trabalho de várias semanas preparando o rodeio. A ‘cidade de lona’ começou a se formar ainda na sexta-feira”, observou Dameda.

Estimativa da entidade tradicionalista é que mais de 300 laçadores participaram das provas campeiras (Foto: AI Prefeitura)

Durante a abertura oficial do evento, realizada no fim da tarde do sábado, 4, o prefeito Carlos Bohn falou sobre a retomada das atividades tradicionalistas após a interrupção por causa da pandemia de Covid-19. “É um orgulho pra nós recebermos esse grande público”, ressaltou Bohn. “O parque está muito bem estruturado para acolher a todos. É muito gratificante ver famílias e crianças neste evento”, acrescentou o patrão do CTG Querência da Mata.

Presenças no rodeio

Também participaram da solenidade a coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (RT), Luce Carmen da Rosa Mayer; a conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Kelen Dewes; o vereador de Venâncio Aires, Clécio Espíndola, o Galo (PTB); o vice-prefeito Arly Stöhr, o Flecha; o presidente do Legislativo de Mato Leitão, Osmar Renê Bick, e os vereadores de Mato Leitão Emerson Kirch (PSDB), Luciano Vargas (MDB), Clair Konrad (Progressistas), Rony Stöhr (PSDB) e Marcela Machry (PDT), além o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Carlos Machry, e da coordenadora cultural da Secretaria de Educação, Inês Kroth. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

“O sentimento é de dever cumprido. Após tanto tempo sem atividades, os sócios do Querência da Mata mostraram, novamente, união em um trabalho voluntário para concretizar esse grande evento.”

RENATO DAMEDA – Patrão do CTG Querência da Mata

Comenda

• O patrão do CTG Querência da Mata, Renato Dameda, receberá a Comenda João de Barro, em reconhecimento aos relevantes serviços em favor do tradicionalismo gaúcho. A homenagem ocorrerá em evento festivo no dia 14 de dezembro, no município de Arroio do Meio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes