Chuva não deve retornar até abril. Durante o outono volumes podem até ser acima da média (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

O outono iniciou nesta madrugada, às 20h50min. A simulação de probabilidade feita por muitos modelos numéricos de previsão do tempo indica chuva entre a média e acima da média em boa parte do Brasil durante a nova estação, inclusive na região Sul. Porém, nos próximos dias, o cenário é de continuidade na estiagem.

Durante os primeiros dias desta semana, a chuva até voltou a predominar na Capital Nacional do Chimarrão e região. Mas de forma muito rápida. Ela tende a voltar apenas em abril, em grandes quantidades.

A previsão de chuva não é animadora para o Vale do Rio Pardo, conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Os volumes de chuva, conforme o NIH não foram considerados expressivos até o momento, sendo que, a média do Vale do Taquari, para o mês de fevereiro é de 130mm e para o mês de março é de 110mm. “A precipitação ficou muito abaixo da média, sendo que a precipitação registrada foi menos da metade da esperada.” Conforme o instituto, foram registrados apenas 57,2 mm de 1º de fevereiro a 16 de março.

A tendência, segundo a previsão, é que no outono a precipitação fique ligeiramente acima do esperado para a estação, embora os meses dessa apresentem os menores volumes do ano. Nesse final de março as chuvas ainda devem ser distribuídas de forma muito irregular, com poucos eventos e devem ficar abaixo do esperado para o mês. “Em abril a tendência é que o padrão do tempo comece a mudar e a expectativa é de chuvas distribuídas de forma mais regular, com chuva distribuída ao longo do mês e não concentradas em poucos dias, com volumes acima do normal. Para maio a tendência é de a chuva ficar em torno da normal”, afirma NIH.

PREVISÃO

  1. A partir de hoje o ar seco deve atuar no estado, mas segundo o NIH não é uma onda de calor.
  2. Para os próximos dias, serão dias típicos de outono, com manhãs e anoitecer mais amenos e durante a tarde as temperaturas sobem gradativamente.
  3.  A partir de sábado, 21, o tempo fica limpo e até o fim de março, não há mais previsões de grandes volumes de chuva, sendo que, a situação volta a normalizar apenas em abril. A mínima é de 16 graus e a máxima de 28.
  4. No domingo o dia será de sol com poucas nuvens. A mínima será de 17 e a máxima de 30 graus.
  5. Na segunda, terça e quarta-feira, os dias serão de sol com poucas nuvens e as máximas não devem ultrapassar os 32 graus. Sem previsão de chuva.
  6.  As primeiras ondas de frio com potencial para geadas deverão aparecer a partir de maio, especialmente na segunda quinzena do mês.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome