Como será a Festa do Bastião? Programação tem início daqui a uma semana

-

Nesta quinta-feira, 13, começa a contagem regressiva para mais uma Festa de São Sebastião Mártir em Venâncio Aires. Porém, faltando apenas uma semana para o início da festa, ainda não se tem certeza de como será o formato de algumas atividades, como as apresentações de bandas, exposições de produtos, procissão e missa campal.

O presidente do Conselho Paroquial de Administração da Paróquia São Sebastião Mártir, Fernando Heissler, comenta que aguardam posicionamentos dos governos estadual e municipal para definirem o ‘caminho’ da festa. “Conversei com a fiscalização da Prefeitura e deve ser divulgada uma notificação estadual ainda nesta semana”, afirma. Após isso, a equipe de organização da festa deve se reunir com os festeiros para que sejam tomadas decisões. Heissler garante que independente dos protocolos exigidos, eles serão seguidos.

Segundo Heissler, há uma expectativa, pois muitas pessoas perguntam sobre como será a festa, porém essa decisão será tomada somente após posicionamentos oficiais. “Esperamos que não haja muitas alterações, estamos organizando a festa para que tudo aconteça, mas ainda temos que aguardar”.

A festa do padroeiro do município terá início na quinta-feira, 20, quando é feriado municipal. Os protocolos que seriam seguidos caso a festa ocorresse hoje, seriam a apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal em dia, exigência do uso de máscara e disponibilização de álcool em gel para o público.

Religião

Na parte religiosa, continuam ocorrendo as missas da Trezena, peregrinações nas comunidades e a passagem da bandeira do santo padroeiro por casas, comércios e indústrias. Durante as missas das peregrinações, é reforçado o tema da festa ‘Na oração buscamos saúde, misericórdia e salvação com as graças de São Sebastião’. Em todos os encontros nas comunidades, as normas da Vigilância Sanitária serão respeitadas e a Paróquia Católica está colocando ônibus à disposição saindo da Praça Coronel Thomaz Pereira (Matriz), meia hora antes de cada local da peregrinação.

O pároco responsável pela Paróquia São Sebastião Mártir, Rodrigo Hillesheim, explica que da mesma forma que a Trezena é o encontro da cidade e das pastorais na preparação espiritual da festa, a peregrinação faz com que as 31 comunidades da paróquia também tenham essa participação.

O padre observa que a passagem das bandeiras também é um momento importante. Elas são símbolo das bênçãos de Deus pela intercessão de São Sebastião Mártir, e quem as leva e cuida são os zeladores de capelinhas e lideranças comunitárias.

Divulgação

O evento tem como festeiros os casais Marcos e Fátima Stahl, Eduir e Iria Keller, e Pedro e Teresinha Mayer. O grupo atua forte na reta final da divulgação da festa, principalmente em redes sociais, veículos de comunicação e peregrinações nas comunidades de Venâncio Aires.

Representando os festeiros, Iria Keller enfatiza que durante todo o ano, mesmo com prejuízos na divulgação por não ter a realização de muitas festas de comunidade, os casais festeiros participaram de todas as celebrações religiosas nas comunidades do município. “As comunidades sempre têm uma data para homenagear seu padroeiro, então fomos em todas, não faltamos nenhuma e nestes momentos, aproveitamos para convidar para nossa festa”. Nesta reta final, as visitas comunitárias seguem com as peregrinações com a imagem do padroeiro.

Iria diz que a expectativa dos casais festeiros é de ter uma festa com a programação completa de forma presencial, mas ela destaca que todos estão com o ‘pé no chão’ de que podem ocorrer alterações importantes, em função dos protocolos contra a Covid-19. “Teremos reunião para definir sobre isso, ainda não podemos afirmar e nem garantir nada, dependemos dos protocolos que estarão em vigor, mas claro, gostaríamos de fazer uma festa completa, como sempre foi em anos que antecederam a pandemia”.

Missas da Trezena

As missas da Trezena ocorrem desde o dia 21 de outubro e se encerram hoje. Nesta quinta, 13, é o dia do último encontro, às 19h30min na Igreja Matriz São Sebastião Mártir.

Cronograma da peregrinação

Data Horário Comunidades
14/01 20h Nossa Senhora Aparecida, de Linha Herval Mirim
15/01 18h Santa Bárbara, do bairro Coronel Brito
16/01 8h30min Nossa Senhora das Graças, de Linha Ponte Queimada
17/01 20h São Caetano*, de Linha Cerro dos Bois e Menino Jesus de Praga, de Linha Ponte Queimada
18/01 20h São Pedro – Linha Estrela
19/01 20h Santa Rita de Cássia, do bairro Gressler
20/01 9h Procissão motorizada saindo da Comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Gressler até a Igreja Matriz
20/01 10h Recepção da Imagem de São Sebastião em frente à Igreja Matriz
20/01 10h Missa de abertura da Festa de São Sebastião Mártir na Igreja Matriz

*Comunidade que será sede da missa

  • 45 é o número de pessoas que atuam diretamente na organização da Festa de São Sebastião Mártir. A coordenação geral é feita por cinco delas. Depois cada setor também tem um responsável, totalizando cerca de 80 coordenadores que lideram grupos fechados de cada área, por exemplo, no setor do pastel, trabalham cerca de 60 pessoas.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes