Construções de prédios são frequentes na área central da cidade (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

Para a grande maioria das pessoas, a compra do primeiro imóvel é muito significativa, pois representa a conquista de uma meta de vida e o início de um novo ciclo. Por isso, é importante fazer um planejamento prévio e avaliar as características do investimento, para que o imóvel atenda todas as expectativas e necessidades do comprador.

De acordo com o arquiteto da House Construtora, Giovani Bülow, o comprador precisa ter maior assertividade na escolha e perceber a real necessidade que o imóvel irá oferecer a curto e longo prazo. “A tendência de quem investe no primeiro imóvel para morar é permanecer por, no mínimo, os próximos cinco anos. Neste caso, é essencial ter planejamento e uma prospecção mais ampla, atitudes que vão nortear a escolha”, orienta.


“O papel do corretor de imóveis é muito importante para as empresas construtoras. Os profissionais fazem a divulgação do produto e apresentam a concepção de novos investimentos. Desta forma, o trabalho é mais assertivo e preciso.”

GIOVANI BÜLOW – Arquiteto


Os aspectos mais importantes a serem avaliados quando se deseja investir é a localização e as características do imóvel. “Avaliar a entrada de ventilação cruzada e de luz natural é um dos principais aspectos. O indicado é optar por um imóvel que apresente posição solar norte/leste”, acrescenta o arquiteto. Outro detalhe é a definição da localização do imóvel, aspecto importante que trará benefícios futuros. “A escolha certa pode trazer mais economia, tempo e qualidade de vida”, afirma.

Corretor de Imóveis

O assessoramento de um corretor de imóveis também é muito importante durante esta escolha. “Neste caso, ele irá apresentar os pontos positivos e negativos e encontrar a opção que está dentro dos desejos e possibilidades do cliente. O profissional tem o papel de orientar quanto às características e preço do imóvel, de modo que esteja de acordo com as necessidades do cliente”, ressalta.

Além disso, o arquiteto acrescenta que o corretor de imóveis também representa um elo entre as construtoras. “O profissional é um vetor de divulgação do produto e um grande parceiro de negócios. Geralmente, os corretores estão ligados às empresas construtoras para manter a troca de informações e análise do mercado em conjunto”, salienta.

As vantagens de investir na planta 

Na compra do primeiro imóvel, é comum que o comprador tenha dúvidas. De acordo com o arquiteto, a aquisição do imóvel na planta pode trazer vários benefícios, entre eles vantagens de preço, programação de parcelamento e flexibilidade de negócios.

Conforme a arquiteta Tatiana Gullich, o cliente pode personalizar o imóvel, esse é um dos principais aspectos que atraem os compradores, principalmente aqueles que adquirem a primeira casa ou apartamento. A flexibilidade de construir uma casa através do sistema de personalização do imóvel otimiza os custos. De acordo com a arquiteta, o cliente pode fazer mudanças na estética do imóvel durante a construção de acordo com a sua preferência, por exemplo, trocar pisos, azulejos e revestimentos.

Aspectos importantes

  • Avaliar a documentação do imóvel para verificar se não está alienado.
  • Solicitar certidões negativas do imóvel e do vendedor.
  • Verificar o histórico da construtora.
  • Visitar obras que já foram finalizadas pela construtora para conferir o padrão de estrutura e acabamento das construções.
  • Acompanhar o andamento da obra para saber se as entregas são realizadas dentro do prazo.

LEIA MAIS: A opção de construir sem se envolver com a obra

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome