Creas alerta para importância de denúncias de violência a crianças e adolescentes

-

O dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A partir da responsabilidade do poder público e da sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, o município marca a data, intensificando a divulgação dos atendimentos que realiza, especialmente através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.

Há 21 anos, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva uma campanha em torno desta data, envolvendo a rede de prevenção e atendimento vítimas dessa violência. A intenção, conforme a coordenadora do Creas, Viviane Pegoraro, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“A intenção é divulgar a campanha que incentiva as pessoas que denunciem casos suspeitos ou conhecidos de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência. Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco”, destaca Viviane. Essas denúncias podem ser feitas no Conselho Tutelar, Creas, em escolas com professores, orientadores ou diretores, nas delegacias, na Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal ou pelo número 190.

Conforme a coordenadora do Creas, em virtude do cenário pandêmico estabelecido pelo Coronavírus (Covid-19), este ano as atividades como seminários foram canceladas, todavia, ela reforça para a importância de que se estabeleçam reflexões e observações envolvendo crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professores, médicos, cuidadores, entre outros.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes