De degrau em degrau, o sonho do negócio próprio é realizado

-

Mesmo que Ivan de Souza tenha conquistado espaço com um negócio próprio na área de fast food, em Venâncio Aires, ele ainda carrega a caixa de engraxate, que sempre apoiava no ombro, quando saia pelas ruas da Capital Nacional do Chimarrão, em busca de dinheiro para o sustento da família.

Hoje, aos 40 anos, ele não tem dúvida nem vergonha de dizer que veio ‘de baixo’, até conquistar o reconhecimento das pessoas na área em que atua. Ele e a esposa Adriane dos Santos, 37 anos, com quem é casado há 24 anos, trabalham no Food Trailer Q-Tentação, localizado na rua Voluntários da Pátria, na lateral da Praça Henrique Bender (Praça Evangélica), no Centro de Venâncio Aires.

De uma família de quatro irmãos e de pais separados, Ivan sabia que, se quisesse conquistar algo, deveria correr atrás deste objetivo. Aos 9 anos, começou a trabalhar vendendo bilhetes de loteria para auxiliar a família e a mãe, Ilse Maria Menezes, 67 anos, que passava por problemas de saúde. Aliado a este trabalho, ele começou a vender pastéis, rapaduras e picolés.“Fui engraxate, vendedor de acessórios para carro e de Mega-Sena. Algumas vezes, fui até para a praia de Capão da Canoa e pelo litoral para vender os meus produtos”, recorda o venâncio-airense, que, desde que nasceu, mora no bairro Coronel Brito. “Me sinto muito orgulhoso em ter adquirido tudo o que tenho hoje. Apesar das dificuldades, soube aproveitar todas as oportunidades. Não estudei muito, mas acredito que o meu estudo é a rua”, afirma o empresário, que conta com a parceria e o apoio da esposa Adriane.

Com ela, também não foi diferente. Aos 15 anos, Adriane saiu de casa para morar com o Ivan para construir uma família. O casal tem dois filhos, Mateus e Ricardo, de 20 e 13 anos, respectivamente. “Nada foi fácil, no começo é sempre ainda mais difícil, mas conseguimos superar juntos as dificuldades e construir a nossa família. Já fui faxineira, doméstica e trabalhei em algumas empresas, mas nosso maior sonho ainda era conquistar o próprio negócio, na área da alimentação”, comenta Adriane.

Negócio próprio

Até hoje, Ivan possui a caixa de engraxate, uma das primeiras ferramentas de trabalho, que usava quando começou a trabalhar nas ruas de Venâncio. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Em 2005, Ivan alugou uma sala comercial no bairro Coronel Brito. Contudo, o negócio não atingiu as expectativas da família e, depois de um ano, ele encerrou as atividades. Neste período, surgiu uma oportunidade para investir em terrenos próximo de casa e ele e a esposa decidiram construir kitnets para alugar. “Como tínhamos um espaço em frente aos kitnets, tivemos a ideia de investir na nossa própria lancheria”, explica.

Em 2012, o casal voltou a trabalhar no ramo da alimentação, no prédio próprio. “Vendíamos lanches, sorvete e espetinhos”, lembra Ivan. Mas, com o passar dos anos dedicados inteiramente ao trabalho, o casal decidiu desacelerar e adquirir um trailer para trabalhar em eventos locais. Ivan e Adriane participavam de rodeios, Veloterra, Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), Carnaval e Festa de São Sebastião Mártir. Com a participação nos eventos locais, o negócio ganhou visibilidade e o casal decidiu instalar o trailer na rua Voluntários da Pátria, próximo à Praça Evangélica.

“Somos muitos felizes com a nossa profissão. Trabalhar na área da alimentação foi um sonho realizado que vínhamos buscando desde que estamos juntos.”

IVAN DE SOUZA -Empresário

Próximo passo

Com o objetivo de evoluir profissionalmente e atender a demanda das clientes do Q-Tentação – Food trailer, o casal adquiriu um veículo maior, com uma estrutura moderna e funcional. Entretanto, ainda está resolvendo questões burocráticas, em tratativas com a Prefeitura para a instalação do novo veículo. O proprietário, Ivan de Souza, destaca que o objetivo da família é trazer um novo atrativo para a cidade, gerar empregos e fomentar o turismo, gerando mais renda para o município. “Não quero concorrer com ninguém, porque todo mundo tem oportunidade para conquistar o seu espaço”, explica.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes