Decreto regional com flexibilizações deve sair no fim da semana

-

O grupo técnico da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) deve se reunir nesta quinta-feira, 20, para avaliar as propostas de flexibilizações enviadas pelas Prefeituras da região.

Havia a expectativa de uma definição ainda na terça, 18, mas, com o ‘aviso’ emitido pelo Estado à região, os ajustes serão analisados novamente. A assessoria da Amvarp informou que, até o fim da semana, é possível que um decreto da região seja formalizado, especificando quais os protocolos variáveis que serão adotados pelo Vale do Rio Pardo, além dos obrigatórios (definidos pelo Estado e que devem ser seguidos à risca).

“Somente depois que o decreto regional for emitido pela Amvarp, nós também faremos um decreto e, aí sim, os protocolos variáveis poderão ser adotados. Até lá, pedimos um pouco mais de paciência da população”, observou a fiscal de Posturas e coordenadora técnica da Secretaria da Fazenda de Venâncio Aires, Daniele Mohr.

Cada Prefeitura da região formalizou propostas que serão analisadas pela Amvarp, junto do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Cisvale) e da Coordenadoria Regional de Saúde. De Venâncio Aires, a maior parte das sugestões de protocolos de atividades variáveis diz respeito a restaurantes, eventos sociais e práticas esportivas. Vale lembrar que cada atividade já tem protocolos obrigatórios e o Município não pode alterar aquilo que foi estabelecido do Estado.

Sugestões

No que é possível ‘mexer’, em restaurantes, lancherias e outros estabelecimentos que oferecem comida, a sugestão de Venâncio é que seja 50% da capacidade, seis pessoas por mesa e saída às 24h (com mais uma hora para fechamento total).

Para festas e eventos sociais, a capacidade é de 25%, com limitação a 70 pessoas (independente se o local comportar centenas) e devem ser realizados em locais licenciados, que tenham alvará.

Em casas de shows, auditórios ou feiras (fóruns e congressos), a capacidade é de 150 pessoas.

Em salão de festa de condomínios, a sugestão de Venâncio é limitar a 10 pessoas e em postos de conveniência até 20 pessoas por vez. Todas as atividades de eventos, se aprovadas, precisarão de autorização da Prefeitura.

Quanto ao esporte, a proposta local, em quadras e ginásios, é de três horários por turno com intervalos de 30 minutos. Para competições esportivas amadoras, seriam 30 pessoas por jogo. Em qualquer situação, segue proibida a presença de público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes