Diagnóstico da situação do município é parte para elaboração do Plano Diretor

-

A Secretaria de Planejamento de Passo do Sobrado deu início à elaboração do Plano Diretor do município. Conforme a titular da pasta, Ana Paula Kappaun, trata-se de uma lei municipal que aborda o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades. “Para validar esta lei, diferente de todas as demais, embora ela seja proposta pelo Poder Executivo e votada pelo Poder Legislativo, só é considerada legal após a participação popular, que, geralmente, se dá por meio de audiências públicas”, explica Ana Paula.

Em Passo do Sobrado, o plano está em elaboração, especificamente, na fase de diagnóstico da situação atual. Para auxiliar na conclusão e estabelecer parâmetros e diretrizes para o prognóstico, a Secretaria de Planejamento elaborou um questionário digital. O intuito é proporcionar um espaço para que a população possa contribuir com suas percepções acerca do atual cenário municipal, no que se refere a questões como saneamento básico, construção civil, indústrias, comércio, dentre outros temas de relevância para o desenvolvimento municipal.

Os dados coletados no questionário acompanharão o relatório a ser apresentado em audiência pública. “O Plano Diretor é uma política de desenvolvimento urbano obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes. Ou seja, por lei, Passo do Sobrado não necessitaria de um Plano Diretor”, comenta a secretária.

No entanto, ela observa que o Plano Diretor é um importante instrumento de desenvolvimento urbano municipal. Ana destaca que, saber a realidade atual do município, com a interação dos moradores, por meio do questionário, e posterior presença nas audiências públicas, é o melhor caminho para definir o que deve melhorar.

“Além disso, queremos a opinião de como devem ser essas melhorias, para assim, propor estratégias de planejamento urbano e para melhor ordenar o território, a fim de identificar as necessidades e os tipos de políticas públicas, que de fato melhorem a vida da nossa comunidade”, enfatiza a secretária de Planejamento.

“O Plano Diretor é um importante instrumento de desenvolvimento urbano municipal. Saber a realidade atual de Passo do Sobrado, com a interação dos moradores e realização de audiências públicas, é o melhor caminho para definir o que deve melhorar e as estratégias para isso.”

ANA PAULA KAPPAUN  – Secretária municipal de Planejamento

Construção Coletiva

O secretário de Finanças, Ivan Sebben, avalia que a elaboração de Plano Diretor para Passo do Sobrado é uma meta da Administração Municipal há bastante tempo e tem raiz em compromisso de campanha. “Desde a nomeação da secretária Ana Paula, pedimos que mantivesse a meta em sua gestão. Assistir à concretização desse sonho é gratificante. Os munícipes devem participar e opinar para uma construção coletiva desse importante instrumento de construção de uma cidade mais humana e harmônica”, defende Sebben. O link do questionário pode ser acessado em postagem sobre o Plano Diretor, no site.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes