Direito da Unisc de Venâncio oferece ajuda jurídica no GAJ

-

O Gabinete de Assistência Jurídica (GAJ), em funcionamento desde 2003, é uma extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Venâncio Aires. O local tem o objetivo de prestar serviços de ajuda jurídica à comunidade. As pessoas que não têm condições de arcar com as despesas de um advogado ou um representante jurídico, podem procurar o GAJ para sanar dúvidas e solicitar atendimentos gratuitos.

A subcoordenadora do curso de Direito em Venâncio Aires e coordenadora do GAJ, Grace Kellen Freitas, destaca que a Defensoria Pública não consegue dar conta de todos os casos que são encaminhados, por isso o GAJ surge como opção. O mesmo acontece em um processo em que uma das partes já ganha assistência pela Defensoria, o que não permite que a segunda parte também receba essa ajuda. “Quem precisar pode ir até o GAJ que vamos avaliar a situação. Será preciso a comprovação da renda e dos bens também”, orienta.

Os atendimentos são feitos pelos alunos, mas com o acompanhamento e supervisão de Grace e também de outro profissional formado e atuante na área do Direito. Para os universitários, Grace afirma que o momento no GAJ é importante para adquirir a experiência jurídica, ter contato com pessoas e processos. “O estágio na área é um dos últimos passos para a formação. Ali os alunos aplicam na prática o que foi aprendido em sala de aula”, completa.

Na prática

As universitárias Vanessa Konrad Nagel, 34 anos, e Daiara Gomes da Luz, 23, estão no nono semestre do curso de Direito pela Unisc de Venâncio Aires e iniciaram o estágio no GAJ na metade do ano passado. Vanessa conta que devido ao momento atípico da pandemia da Covid-19, os atendimentos se tornaram mais restritos e também com revezamento de estudantes para encaminhar os processos.

Mas, de toda maneira, pessoas procuram o GAJ para receberem auxílios e, muitas vezes, buscar soluções para questões simples. “No ano passado, atendemos diversos casos relacionados ao auxílio emergencial. As pessoas precisavam de pequenas orientações, de como receber e consultar o valor, por exemplo. Essa ajuda faz toda a diferença e ficamos felizes em conseguir auxiliar”, relata Vanessa.

Daiara explica que nem todos os atendimentos prestados viram processos e são encaminhados para a esfera judicial. “Nunca sabemos ao certo o que vamos encontrar ao fazer um atendimento, mas principalmente, temos que ter o máximo de imparcialidade e fazer o melhor. Essa experiência é importante”, fala.

A dupla esclarece que em cada turno um aluno de Direito atende no GAJ e tudo é marcado com antecedência. As universitárias frisam que foi no GAJ que tiveram a certeza da escolha correta para a profissão. “Quando estamos na teoria sempre bate a dúvida, mas aqui, convivendo com essa proposta de ajudar, defender e reivindicar usando o Direito, vejo que acertei na escolha e não me vejo em outra profissão”, afirma Daiara.

Direito em Venâncio

  1. Grace considera que o mercado atual exige capacitações específicas para que a pessoa se destaque na área que trabalha. O desejo da grande maioria é atuar em uma profissão que ofereça muitas possibilidades de execução, abrindo um verdadeiro leque de opções.
  2. Por isso, a coordenadora do GAJ indica o Direito, uma área que permite ao profissional escolher entre advogar, atuar em setores públicos e fazer suporte jurídico em empresas, dentre tantas outras opções. “O Direito é, com certeza, um dos cursos que garante maior e melhor leque de possibilidades ao graduado”, reforça.
  3. O campus de Venâncio Aires, além de oferecer conforto e comodidade ao aluno que faz o curso no município, gera experiências de mais proximidade com os professores, por contar com menos estudantes em cada turma.
  4. Além disso, comparado ao curso do campus da sede, em Santa Cruz do Sul, o Direito de Venâncio Aires tem menores valores de mensalidade e não perde na qualidade, principalmente por ter o mesmo currículo de disciplinas. “Também são os mesmos professores e condições de estrutura, com laboratórios de informática, biblioteca presencial e virtual e, ainda, a possibilidade de estagiar no GAJ”, completa Grace.
  5. Vanessa e Daiara definem a comodidade como fator principal para estudarem na Unisc de Venâncio Aires. “Por trabalharmos o dia todo, facilita muito no deslocamento e nos horários da rotina”, conta Vanessa. Elas ainda citam como benefícios as mensalidades mais econômicas e a possibilidade de cursar a graduação com a mesma turma do início ao fim.

    Onde fica?

    O Gabinete de Assistência Jurídica (GAJ) está localizado na rua Voluntários da Pátria, número 2.145, sala 17, no prédio do Viasul Strip Center, ao lado do Ministério Público e do Fórum, próximo à Rodoviária de Venâncio Aires. O telefone de contato do GAJ é o 3741-6857. Os agendamentos poderão ser feitos a partir de março.

O Gabinete de Assistência Jurídica (GAJ) fica ao lado do Ministério Público e do Fórum de Venâncio Aires. (Foto: Luana Schweikart)
O Gabinete de Assistência Jurídica (GAJ) fica ao lado do Ministério Público e do Fórum de Venâncio Aires. (Foto: Luana Schweikart)

Vestibular

Na quinta-feira, 18, ocorre a prova de redação para ingressar na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 99949-9311, telefone (51) 3741-7842 ou pelo e-mail [email protected] O curso de Direito é uma das opções no campus de Venâncio Aires. Novos alunos com mais de 50 anos ganham 10% de desconto em todo o curso. A partir de 60 anos, o desconto chega a 50% em todo o curso de Direito. Além disso, há a opção do Crediunisc, por meio do qual o curso é financiado em até 50%.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes